facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Jornadas MED promovem integração entre agricultura, alimentação, desenvolvimento rural

Jornadas MEDEstão a decorrer no Pólo da Mitra da Universidade de Évora, durante o dia de hoje e amanhã, as Jornadas MED, iniciativa promovida pelo Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development, onde foram reconhecidos quatro Centros de Investigação do Alentejo e Algarve (ICAAM - Universidade de Évora, CEBAL - Beja, Cibio - Pólo de Évora e MeditBio- Universidade do Algarve).

Estes centros de investigação apresentaram uma candidatura à FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia para se tornarem um centro único de Investigação em Ambiente e Agricultura no Mediterrâneo. Pela primeira vez a FCT considerou candidaturas de unidades de investigação na área temática de Estudos do Mediterrâneo: Sistemas Agro-Alimentares, Água e Recursos Energéticos e Património Cultural.

O MED-Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development vai ter cerca de 180 investigadores doutorados e será a única unidade de investigação na integração entre agricultura, alimentação, desenvolvimento rural e ambiente, no sul do país.

Com o MED e a expansão da investigação sobre o contexto específico do Mediterrâneo, reforçamos a capacidade de produzir conhecimento integrado, com maior impacte societal.

Nestas Jornadas estão a ser apresentados resultados de cerca de 50 projetos sobre os temas:

Sistemas silvo-pastoris e biodiversidade; Olival e azeite; Vinha e Vinho; Culturas regadas; Saúde e produção animal; Dinâmicas do rural e governança e Hortofruticultura.

Os trabalhos das Jornadas MED iniciaram-se com uma comunicação em sessão plenária por Daniel Martin-Collado ( CITA – Centro de Investigación y Tecnologia Agroalimentária, Zaragoza) e Ana Iglésias (CEIGRAM – Centro de Estudios y Investigación para la Gestion de Riesgos Agrários e Medioambientais, Universidade Politécnica de Madrid.

Esta sessão foi precedida por uma sessão de abertura na qual intervieram Ana Costa Freitas (Reitora da Universidade de Évora) e Teresa Pinto Correia (Diretora do ICAAM).