facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Promover cadeias de abastecimento alimentar alternativas e curtas na UE: o papel da agroecologia

Circuitos curtos agroalimentaresNo passado dia 17 de julho foi adotado, pelo Comité Económico e Social Europeu (CESE), o parecer sobre "Promover cadeias de abastecimento alimentar alternativas e curtas na UE: o papel da agroecologia".

As conclusões e recomendações presentes neste documento referem, nomeadamente:

  • As cadeias de abastecimento curtas e a agroecologia abrem novos horizontes à agricultura europeia.
  • A venda em cadeias de abastecimento curtas constitui uma verdadeira oportunidade para as pequenas estruturas aumentarem o valor acrescentado e a rentabilidade das explorações. Esta relocalização gera postos de trabalho e dinamismo a nível local, com um forte empenhamento dos agricultores que a praticam. Para os consumidores, constitui uma fonte de produtos frescos de boa qualidade, rica em história e em relações humanas, que lhes proporciona uma oportunidade de se interessarem e educarem no que respeita à alimentação e ao valor dos produtos.
  • Em cadeias de abastecimento mais longas, os sistemas de selos de qualidade europeus (indicação geográfica protegida, denominação de origem protegida, especialidade tradicional garantida) constituem uma fonte de identificação e de valorização que facilita a escolha dos consumidores.
  • A agroecologia considera o sistema alimentar no seu conjunto e tem por objetivo aproximar o produtor do seu ambiente, preservando, ou mesmo restaurando, a complexidade e a riqueza do sistema agroecossocial.

Aceda ao documento.