facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

10º Colóquio Nacional do Milho 2020

10º Colóquio MilhoRealizou-se ontem, no Convento São Francisco, em Coimbra, o 10º Colóquio Nacional do Milho. O evento reuniu 630 participantes entre os quais, instituições de ensino superior e politécnico da área das Ciências Agrárias, agricultores, cientistas e responsáveis políticos.

Foram abordados temas, como a importância da agricultura no desenvolvimento e na coesão do território; a importância do solo na sustentabilidade da cultura do milho; o papel das Superfícies de Interesse Ecológico no controlo de pragas agrícolas; as megatendências no setor agroalimentar: visão global e possível resposta politica do ponto de vista da EU; e o Roteiro para a Neutralidade Carbónica: condicionantes ou oportunidade para a agricultura portuguesa?.

A sessão de encerramento contou com a participação da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque. Durante a sua intervenção, referiu que “a cultura do milho assume uma importância reconhecida pelo país e pelo Governo de Portugal. Prova disso é a implementação da Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, a qual surge em resposta à acentuada diminuição da produção de cereais que se tem vindo a verificar nas últimas décadas, à baixa taxa de aprovisionamento do país e tendo em conta a importância dos cereais na dieta alimentar”. Destacou também como um dos grandes objetivos do Governo em matéria de regadio, a requalificação e modernização dos perímetros de rega existentes, tornando-os mais eficientes prosseguindo com a implementação do Programa Nacional de Regadios (PNR). Referiu a necessidade de uma Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020 mais justa e inclusiva preocupada com a preservação dos recursos naturais e que represente uma resposta concertada para a mitigação e adaptação às alterações climáticas. Sublinhou ainda a importância deste encontro, o qual permitiu reunir um relevante conjunto de participantes “num debate sobre o papel da agricultura na resposta a alguns dos maiores desafios da atualidade: coesão do território, neutralidade carbónica e megatendências agroalimentares”.