facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Segunda Via: projeto promove serviços dos ecossistemas em exploração ribatejana

segunda via CópiaCom o objetivo de desenvolver um modelo de gestão agrícola moderna que compatibilize a rentabilidade da produção agrícola com as práticas de conservação e restauração de habitats ecológicos, a exploração Pereira Palha Agricultura, LDA, localizada no distrito de Santarém, está a desenvolver o projeto "Segunda Via – Intensificação Ecológica da Agricultura".

O projeto envolve o conhecimento dos serviços de ecossistema existentes e o desenvolvimento de infraestruturas ecológicas, reabilitando habitats e a biodiversidade, criando um impacto positivo na exploração. Trata-se da resposta do promotor no sentido de tornar a sua exploração ambientalmente responsável, capitalizar o extenso capital natural existente na exploração agrícola e simultaneamente contribuir para que possa ser amplamente replicado na região (zona envolvente do estuário do Tejo), e no país.

Esta iniciativa resulta de uma candidatura ao Fundo Ambiental, em maio de 2020, e está a ser implementada numa das estremas da Reserva Natural do Estuário do Tejo, totalmente integrada na Zona de Proteção Especial, área riquíssima do ponto de vista da biodiversidade.

O projeto prevê ainda um levantamento da biodiversidade do solo, com a colaboração da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que se encontra a ser realizado.

A via da intensificação ecológica é uma oportunidade para conhecer os serviços dos ecossistemas existentes e desenvolver importantes infraestruturas ecológicas, sempre a par com a rentabilidade e sustentabilidade do desempenho económico de uma exploração.

Para mais informação visite a página do projeto.