facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Smart Villages: conceito, problemas e perspetivas para as áreas rurais

smart villagesA Comissão Europeia, através do Think Thank, publicou um Resumo dedicado às “Smart Villages”. Nesta publicação é explorado o seu conceito, problemas e perspectivas para as áreas rurais da União Europeia.

As “Smart Villages” tem vindo a ganhar peso na agenda de desenvolvimento rural, coincidindo com a reforma em curso da política agrícola comum (PAC). De acordo com o documento, embora não haja uma definição legal de "aldeia inteligente" na legislação da UE, há uma série de características distintivas associadas ao conceito de “aldeia inteligente”, com o envolvimento do local comunidade e o uso de ferramentas digitais sendo vistos como elementos centrais.

O conceito implica a participação da população local na melhoria de suas condições económicas, sociais ou ambientais, cooperação com outras comunidades, inovação social e o desenvolvimento das localidades através de estratégias inteligentes, onde as tecnologias e os meios digitais podem ser aplicados a muitos aspetos da vida e do trabalho nestas áreas rurais.

Encontre neste Briefing:

- Antecedentes - áreas rurais da UE

- Desenvolvimento de políticas e estrutura

- Informações sobre redes de aldeias inteligentes e projetos

- Oportunidades de financiamento: atuais e possibilidades futuras

- Posição do Parlamento Europeu

- Comités consultivos

- Visualizações das partes interessadas

- Perspetivas

Aceda ao documento aqui.