facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Projeto STARGATE quer criar sistema agroalimentar mais resiliente e sustentável

stargate h2020Os investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica estão a desenvolver um projeto que pretende contribuir para a criação de sistemas agroalimentares mais resilientes e sustentáveis. Este projeto chama-se STARGATE – “Sensors and daTA tRaininG towards high-performance Agri-food sysTEms” e é financiado pelo Horizonte 2020, através do programa “Twinning of research institutions”.

Em comunicado, a Universidade Católica revela que, através do STARGATE, vai ser possível aumentar o conhecimento sobre sensores de alta tecnologia e tecnologias de fenotipagem. Desta forma permitindo o desenvolvimento de modelos preditivos relativos a culturas mais resistentes e robustas às alterações climáticas e que possam ser integradas numa agricultura circular.

No âmbito do projeto, será, também, possível identificar o potencial impacto dos recursos genéticos e da biodiversidade nos alimentos e selecionar a melhor matéria-prima para gerar um alimento premium – nutritivo, saudável, seguro e sustentável. Adicionalmente vai permitir reduzir a utilização de fertilizantes ou herbicidas, melhorar o valor nutricional das culturas e a sua qualidade global, assim como prolongar a vida útil e, ainda, reduzir e valorizar perdas em contexto de economia circular.

“O STARGATE contribuirá decisivamente para o Centro de Biotecnologia e Química Fina se posicionar como um centro de excelência nacional e internacional em sistemas agroalimentares de alto desempenho”, afirma a diretora do CBQF e investigadora principal do projeto, Manuela Pintado.

A iniciativa está a ser realizada em colaboração com a Wageningen Research, o Instituto de Investigação Francês para a Agricultura, Alimentação e Ambiente (INRAE) e o Instituto de Genética Vegetal e de Investigação de Plantas alemão (IPK).

Fonte: Vida Rural