facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Sistemas Participativos de Garantia em debate no encontro da plataforma Alimentar Cidades Sustentáveis

PSG img smO Grupo de Trabalho dos Circuitos Curtos da plataforma Alimentar Cidades Sustentáveis vai realizar um encontro online, no dia 10 de maio, pelas 10 horas, para apresentar e debater conceitos e princípios de que se regem os Sistemas Participativos de Garantia (SPG). O encontro poderá ser acompanhado em direto, via livestreaming, na página do facebook da Rede Rural Nacional.

De acordo com a definição proposta pela Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM), os Sistemas Participativos de Garantia são sistemas de garantia de qualidade que operam a nível local e visam certificar produtores com base na participação ativa dos consumidores e são construídos na confiança, nas redes sociais e na troca de conhecimento.

Os SPG surgem em alternativa ao sistema de certificação de 'terceiros' e englobam todo o processo em que se enquadram as estruturas e procedimentos estabelecidos, ou seja, tanto a busca pela gestão sustentável dos recursos naturais, quanto a busca da equidade social e da participação.

O encontro conta com as intervenções de Isabel Rodrigo, docente do Instituto Superior de Agronomia, que fará o enquadramento aos Sistema Participativo de Garantia (SPG) e Circuitos Curtos Agroalimentares, e de Rita Magalhães e Andrea Lo Presti, que vão partilhar a sua experiência de certificação participada - Re.Pa.So., no contexto da Rede Cooperar (Baixo Alentejo - em parceria com o GAIA Alentejo).

Programa

09h50 - 10h00 | Receção de participantes

10h00 - 10h30 | Isabel Rodrigo

Enquadramento aos Sistema Participativo de Garantia (SPG) e Circuitos Curtos Agroalimentares

10h30 -11h00 | Debate 

11h00 - 11h30 | Rita Magalhães e Andrea Lo Presti

Experiência de certificação participada - Re.Pa.So. no contexto da Rede Cooperar (Baixo Alentejo - em parceria com o GAIA Alentejo)  

11h30 - 12h00 | Debate

12h00 - 12h10 | Preparação do próximo encontro

A participação é aberta a todos, bastando para o efeito preencher o formulário de inscrição.