facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Publicado manual metodológico para classificar cidades, vilas e áreas rurais

urbanisation manualEm março de 2020, a Comissão de Estatística da ONU aprovou uma nova metodologia para definir cidades, aldeias e áreas rurais e a partir da qual seria publicado um relatório técnico sobre como aplicar esta metodologia. O manual agora publicado, produzido em estreita colaboração por seis organizações - a Comissão Europeia, a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e Banco Mundial, vem responder a essa solicitação.

O manual apresenta em detalhe como classificar um território inteiro ao longo do continuum urbano-rural, de acordo com três classificações distintas: cidades; cidades e áreas semidensas; e áreas rurais.

Este documento pretende complementar e não substituir as definições usadas pelos serviços nacionais de estatística e governos. Foi concebido principalmente como um guia obter as informações necessárias para implementar a metodologia e garantir a coerência.

Aceda ao documento no Centro de Recursos da RRN.