facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

APQDCB reforça iniciativa Banco de Terras para Pastores

banco Terras pastoresA Associação dos Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco (APQDCB) está a implementar um Banco de Terras para Pastores e está à procura de terrenos que atualmente estejam desocupados para integrar esta ação.  É a oportunidade para os proprietários darem uma nova vida aos seus terrenos, através de arrendamento.

O Banco de Terras para Pastores quer assim facilitar o acesso à terra a novos empreendedores rurais, que querem desenvolver a atividade pecuária de ovinicultura e/ou capricultura para a produção de leite para fabricação de Queijo da Beira Baixa DOP. Ao mesmo tempo pretende-se combater o abandono e a degradação da paisagem e contribuir para o crescimento da economia rural.

É a oportunidade para os proprietários darem uma nova vida aos seus terrenos, através do arrendamento. Os interessados só têm que preencher o formulário.

Posteriormente será agendada uma visita aos locais.

Esta é só a primeira fase da iniciativa. Após a seleção dos terrenos será constituído e lançado o Banco de Terras para Pastores. Os empreenderes terão, assim, uma oportunidade para arrancar ou expandir os seus projetos.

O Banco de Terras para Pastores é uma iniciativa inserida no “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”, cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Rural.

Área abrangida DOP Queijo Beira Baixa

A área abrangida pela DOP Beira Baixa compreende os seguintes municípios: Fundão, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Belmonte, Penamacor, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei, Mação e pelas freguesias de aldeia de São Francisco, União de freguesias de Barco e Coutada, Boidobra, União de freguesias de Casegas e Ourondo, União de freguesias de Covilhã e Canhoso, Dominguiso, Ferro, Orjais, Peraboa, União de freguesias Peso e Vales do Rio, São Jorge da Beira, Sobral e São Miguel, Tortosendo, União de freguesias Teixoso e São Miguel, União de freguesias Vale Formoso e Aldeia do Souto do concelho da Covilhã.