facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Abertura de pré-inscrições para o Projeto CIRCO Hub Portugal

Estão abertas as pré-inscrições para a participação no CIRCO Hub Portugal. O primeiro track de formação sobre modelos de negócio circulares inicia-se em setembro de 2021 e destina-se a empresas responsáveis pela fabricação de produtos. A primeira sessão de formação sobre design circular para designers decorrerá em outubro.

O projeto CIRCO Hub Portugal é um programa de capacitação dirigido a empresas e a designers, orientado para o desenvolvimento de produtos e negócios circulares, segundo a metodologia CIRCO, desenvolvida nos Países Baixos e implementada com uma elevada taxa de sucesso. O programa já apoiou mais de 1000 empresas e centenas de designers em diferentes países (Países Baixos, Alemanha, Polónia, Tailândia, Brasil, Sri Lanka e Turquia, entre outros). Em Portugal, o desafio é capacitar 100 empresas e formar 60 designers até dezembro de 2022.

Quanto à metodologia, os representantes das empresas participam ativamente em 3 workshops distribuídos ao longo de um mês (designados por track de design de negócios circulares CIRCO). Os designers participam numa sessão de design circular CIRCO com a duração de 1 dia. As formações têm uma abordagem prática, orientada para as necessidades específicas e concretas das empresas e dos designers.

A participação no programa é gratuita, podendo candidatar-se, mediante o cumprimento de alguns requisitos obrigatórios, empresas de qualquer dimensão (com prioridade a PME), responsáveis pela fabricação de produtos (com design próprio ou externo) e profissionais de design, que tenham interesse em aplicar estratégias e práticas para desenvolver negócios segundo princípios de economia circular. Os interessados devem manifestar interesse através do preenchimento do formulário de candidatura, disponível no site do projeto. Os formulários de inscrição estão disponíveis para empresas e designers.

O CIRCO Hub Portugal é financiado pelo Fundo Ambiental e tem como parceiros o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), que coordena o projeto, a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Informação enviada pela Equipa CIRCO Hub Portugal