facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Resultados Preliminares dos Censos 2021

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, no passado dia 28 de julho, os Resultados Preliminares do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021, transcorridos menos de 4 meses após a operação censitária, que aconteceu entre os dias 5 de abril e 31 de maio.

Os Resultados Preliminares, entretanto divulgados, são apurados antes da conclusão de todo o processo de tratamento e validação da informação estatística recolhida e baseiam-se em contagens das unidades estatísticas (edifícios, alojamentos, agregados e indivíduos) provenientes da fase de recolha, os quais, fornecendo facilidade e rapidez no acesso, se destinam essencialmente a antecipar respostas às necessidades dos utilizadores.

De acordo com a informação disponibilizada, os Resultados Preliminares dos Censos 2021 revelam que a população residente em Portugal é de 10.347.892 hab. Na última década, Portugal registou um decréscimo populacional na ordem dos 2% (o que representa uma redução de mais de 200 mil habitantes), tendo-se acentuado o padrão de litoralização e concentração da população junto da capital.

O Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa são as únicas regiões que registam um crescimento da população, na ordem dos 3,7% e 1,7%, respetivamente. O Alentejo é a região do país onde se regista o decréscimo mais expressivo, de 6,9%, logo seguido pela Região Autónoma da Madeira, que viu a sua população reduzir-se em 6,2%, enquanto a redução no Centro foi de 4,3%, nos Açores de 4,1% e no Norte de 2,7%.

Apenas 51 dos 308 concelhos apresentam hoje mais população do que em 2011. Como esperado, foi nos municípios do interior onde se verificaram as maiores diminuições populacionais, com Barrancos (-21,8%), Tabuaço (-20,6%), Torre de Moncorvo (-20,4%), Nisa (-20,1%) e Mesão Frio (19,8%) a liderar os processos mais acelerados de despovoamento.

Os Resultados Preliminares dos Censos 2021 estão disponíveis por Concelho e Freguesia através da Plataforma de divulgação dos Censos 2021 – Resultados Preliminares e, ainda de forma muito sumária, num Destaque do sítio institucional do INE e numa Infografia alusiva aos principais indicadores.