facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Comissão Europeia promove Conferência do Pacto Rural

banner rural development Estão abertas as inscrições para a Conferência do Pacto Rural, que se realiza nos próximos dias 15 e 16 de junho, em formato online. Esta é uma iniciativa enquadrada na Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais da Comissão Europeia que vai reunir decisores políticos dos vários Estados-Membros da UE, assim como autoridades locais, atores sociais e económicos, num evento que pretende ser participativo e refletir a ambição e o caráter ascendente da visão rural no espaço europeu.

A conferência tem o objetivo de conceção da governação do Pacto Rural e reunirá compromissos para a concretização da Visão a Longo Prazo para as Áreas Rurais. Para isso, a conferência irá:

  1. Envolver todos os níveis de governança e as partes interessadas rurais para endossar os objetivos da visão e debater sobre como alcançá-los. Colocará em evidência o papel fundamental que as zonas rurais podem desempenhar no futuro da Europa. A presença de representantes políticos e de base de alto nível comprometerá todos os níveis de governança a levar em consideração os interesses das áreas rurais. Os pioneiros apresentarão exemplos inspiradores mostrando como eles já estão trabalhando em direção aos objetivos da visão.
  2. Envolver os participantes na implementação da visão por meio de sessões de discussão onde os participantes indicarão como podem contribuir para alcançar os objetivos da visão. Essas sessões identificarão interesses comuns e áreas nas quais os níveis local, regional e nacional podem atuar individualmente e em cooperação com outros. Uma vez que a Comissão Europeia já apresentou e se comprometeu com um Plano de Ação, as ações propostas pelos participantes serão reunidas e apresentadas durante a sessão de encerramento da conferência e servirão de base para o programa de trabalho do Pacto Rural.
  3. Aumentar a visibilidade das zonas rurais envolvendo convidados políticos de alto nível das instituições europeias e dos Estados-Membros na implementação da primeira estratégia rural abrangente à escala da UE. Isto será fundamental para reforçar o potencial positivo das zonas rurais e o papel estratégico para o futuro da Europa, e para gerar a adesão de todos os níveis de governação, para aumentar o impacto da política nas zonas rurais.

O "Pacto Rural", iniciativa-chave da Comissão Europeia, surge na sequência da Visão a Longo Prazo para as Áreas Rurais, adotada pela Comissão Europeia a 30 de junho, que pretende alcançar áreas rurais mais fortes, conectadas, resilientes e prósperas até 2040 ”. A comunicação centrou-se nas pessoas e faz parte do trabalho da Comissão em matéria de democracia e demografia.

Consulte o programa e inscreva-se, através do formulário online.