facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Circular da DRAPNorte alerta produtores para doenças que afetam culturas na região do Entre Douro e Minho

logo principal transparenciaA circular nº 03 de 2023 alerta os produtores e os agricultores da região sobre a importância da prevenção e combate a doenças que afetam diversas culturas na região.

Entre as culturas mencionadas na circular, a vinha é suscetível à escoriose americana e BDA, a actinídea pode ser afetada pela PSA, as pomóideas pelo pedrado e a nogueira pela bacteriose.

A circular destaca ainda a importância da utilização de medidas preventivas, como a escolha de variedades resistentes, a limpeza e desinfeção de equipamentos e a realização de podas e tratamentos fitossanitários adequados. Também se disponibilizam tabelas dos estados fenológicos da videira e actinídea para auxiliar os produtores em suas práticas agrícolas.

Além disso, a circular alerta para o risco da contaminação pela Xylella fastidiosa, uma bactéria que pode afetar diversas culturas na região e para a qual já foi emitido um alerta fitossanitário pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Ressalta-se a importância da adoção de boas práticas na gestão e prevenção de doenças nas culturas da região do Entre Douro e Minho, contribuindo para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Aceda à circular aqui.