facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Sesimbra debateu a “Sustentabilidade das variedades tradicionais e da Apicultura na região”

sesimbra6A DRAPLVT (Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo), em parceria com a Rede Rural Nacional, a Câmara Municipal de Sesimbra e a Junta de Freguesia do Castelo, promoveu, a 16 de outubro, uma sessão de esclarecimento sobre "Sustentabilidade das variedades tradicionais e da Apicultura na região", no Centro de Apoio à Incubação de Empresas de Sesimbra (CAIES), em Santana.

Integrada na XI Mostra de Maçã Camoesa, Doçaria e Pão, a iniciativa contou com a presença do Diretor Regional Adjunto da DRAPLVT, Rui Hipólito, na abertura da sessão, durante a qual foi transmitida uma mensagem do vereador do Município de Sesimbra, José Polido.

O primeiro painel "A importância das variedades tradicionais na Dieta Mediterrânica" foi apresentado por Maísa Oliveira, da DRAPLVT, e abordou a importância da adesão dos cidadãos à Dieta Mediterrânica e de preservar e divulgar os seus valores, cultura e património. O tema "O impacto da Vespa Asiática na Apicultura" foi depois apresentado por Ana Isabel Santos, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que explicou as caraterísticas da Vespa Asiática e quais os procedimentos adotar quando são identificadas na região.sesimbra34sesimbra2

Na última palestra em sala, Rui Maia de Sousa, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) abordou "As particularidades na produção da maçã Camoesa". Durante a tarde, realizou-se uma visita técnica a um pomar da região onde foram desenvolvidas e demonstradas as temáticas abordadas anteriormente por Rui Maia de Sousa.