facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Mais de 1200 membros ligados à Plataforma AKIS Portugal

lançamento de plataforma akisNo momento do seu lançamento oficial, a plataforma AKIS Portugal contava já com mais de 1200 membros registados. A cerimónia teve lugar no dia 3 de novembro, no Centro Cultural de Belém, e contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, produtores, representantes de entidades e parceiros do setor agrícola.

AKIS2A plataforma AKIS Portugal foi desenvolvida pela Nova IMS – Information Management School e é uma ferramenta que aproxima os agricultores de quem produz conhecimento. A plataforma centra-se nos agricultores e envolve todos aqueles que produzem e utilizam conhecimento. A ideia é criar pontes de ligação entre as fontes de investigação/inovação e a prática permitindo tomadas de decisão sustentadas e fundamentadas.

A cerimónia de dia 3 significa o lançamento de uma semente que germinará e continuará viva se os diversos agentes do setor agrícola utilizarem e alimentarem esta “rede social de inovação”. O evento incluiu uma mesa-redonda com diversos agentes agrícolas, sob o tema “da Inovação à Prática”, durante a qual foram lançadas diversas sugestões para este novo canal de interação e partilha.

O AKIS - Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura, que suporta a plataforma, carateriza-se pela produção e a transferência de conhecimento entre todos os atores do setor agrícola e florestal em prol da inovação, digitalização na agricultura e modernização das zonas rurais. Em Portugal, o AKIS é coordenado pela Rede Rural da PAC, que está sob alçada da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).

Aceda à plataforma aqui.

Consulte as ideias base do AKIS Portugal aqui:

Apresentação do AKIS - Agricultural Knowledge and Inovation Sistem

No seguinte vídeo, veja a apresentação da plataforma AKIS por Miguel Castro Neto e André Barriguinha, da IMS, na íntegra: