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emRede - folha informativa

Algarve esteve representado no IIº Fórum Aldeias de Portugal

IMG 20230925 WA0110As recém classificadas Aldeias de Portugal, Cachopo, a Serra de São Brás e Paderne estiveram presentes no IIº Fórum Aldeias de Portugal, que se realizou em Idanha a Nova e Penha Garcia, nos dias 3 e 4 de novembro.

Promovida no âmbito do Projeto de Cooperação interterritorial Aldeias de Portugal, esta iniciativa da ATA - Associação Turismo de Aldeia com co-organização de 16 Grupos de Ação Local de todo o país e do Município de Idanha-a-Nova, convocou os diversos atores representativos dos diferentes interesses e visões acerca do desenvolvimento das Aldeias, este ano com o tema "Aldeias 2030 - Estratégias para a sustentabilidade e futuro das Aldeias".

No primeiro dia o programa incluiu sessões paralelas de reflexão e diálogo de modo a articular e expor propostas com o objetivo de atingir compromissos de ação ativa. Muito em breve serão divulgados todos os resultados desta reflexão.

As aldeias de Cachopo e a Serra de São Brás foram convidadas a apresentar a sua experiência com as atividades do Almoce e Jante Connosco. Uma atividade em que os participantes são convidados a desfrutar uma refeição elaborada com produtos da aldeia, numa receita típica, à volta de uma mesa com a companhia dos habitantes da aldeia, sempre com uma atividade tradicional associada.

No sábado, dia 4 de novembro, foi inaugurada em Penha Garcia, classificada como Aldeia de Portugal, a nova sede da ATA - Associação Turismo de Aldeia. A decisão de deslocalização da sede de Ponte de Lima para Penha Garcia prende-se com a necessidade de uma maior centralidade. A autarquia de Idanha-a-Nova disponibilizou a cedência do espaço que passa a acolher a ATA, numa estratégia de promoção do território.

O encontro terminou com um almoço organizado pelo GAL ADRACES e pela Liga dos Amigos de Penha Garcia, num evento aberto a toda a população que permitiu valorizar os produtos endógenos e as tradições e, simultaneamente, proporcionar animação.

Esta atividade surgiu na continuidade de um conjunto diversificado de eventos de promoção das Aldeias de Portugal, com destaque para o fim de semana de 23 e 24 de setembro, em que as aldeias estiveram presentes na “Festa do Outono” do Parque de Serralves, no Porto, uma referência na região Norte e que contou este ano com a colaboração da marca "Aldeias de Portugal".

Com um programa de atividades específico para divulgar estes territórios classificados, no espaço das Aldeias estiveram fotografias, painéis interativos com informação sobre o seu património e história, e decorreram demonstrações ao vivo de ofícios, gastronomia, tradições e artesanato.

A serra de São Brás dinamizou uma oficina sobre peças de cortiça e a cultura de sobreiro nas povoações desta serra, em São Brás de Alportel.

Ao longo dos dois dias de iniciativas gratuitas, decorreu ainda uma mostra do original merchandisingAldeias de Portugal” e uma oferta de postais sobre alguns dos povoados mais genuínos do país, com imagens alusivas ao seu património. O visitante só tinha de compor a mensagem e escrever a morada do destinatário, sendo que a ATA “entregou” pelo país as imagens das aldeais, numa atividade de promoção.

A rede de Aldeias de Portugal (já conta com mais de 130 aldeias) tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento sustentado e a promoção dos territórios rurais, através da participação dos habitantes das Aldeias na construção e dinamização de um programa de salvaguarda e valorização da aldeia, focado nos diferentes patrimónios locais: edificado, natural e imaterial.

Em 2019 a Associação In Loco associou-se a esta iniciativa, trazendo para o sul do país a oportunidade de 4 aldeias integrarem esta rede. Alte, Cachopo, Paderne e a Serra de São Brás, esta conjugando vários montes e aldeias, aceitaram o desafio.

As atividades são dinamizadas pelas organizações locais, pela comunidade, pelas paróquias, pelas Juntas de Freguesia, pelos municípios, pela Associação IN LOCO e pela Associação de Turismo de Aldeia, protagonistas e parceiros fundamentais desta estratégia de salvaguarda e valorização do estilo de vida das “Aldeias de Portugal”.