facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Fundos Europeus apoiam a qualificação do património cultural no Algarve

publicacao museu formosinhoO programa Algarve 2020, em fase de encerramento, alcançou 99,52% de execução, com uma taxa de compromisso de 113,78%. Os investimentos aprovados na área do Património Natural e Cultural totalizaram 37,4 milhões de euros, com uma comparticipação de fundos europeus de 25,2 milhões de euros.

Um dos projetos destacados é a remodelação, modernização e dinamização do Museu Municipal Dr. José Formosinho, com um investimento total elegível de 4,48 milhões de euros e um apoio de 3,04 milhões de euros dos Fundos Europeus.

As intervenções apoiadas incluem a remodelação de dois núcleos: o Núcleo Primitivo, já concluído e em funcionamento, e o Núcleo de Arqueologia, ainda em curso. Prevê-se a abertura deste último em dois meses.

Após a intervenção, o Museu de Lagos Dr. José Formosinho foi galardoado em 2022 pela Associação Portuguesa de Museologia e nomeado para Museu Europeu do Ano 2023. O projeto de acessibilidades do museu, que contempla a adaptação a visitantes invisuais e surdos, foi também finalista nos prémios EXPONE da Andaluzia.

O investimento e apoio dos Fundos Europeus contribuíram para o reconhecimento e projeção do Património Cultural do Algarve.

Saiba mais sobre este projeto aqui