facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Exportações da Fileira do Pinho em 2023

exportacoes retanguloAs exportações da Fileira do Pinho alcançaram um novo máximo histórico de 2,5 mil milhões de euros em 2023, com o setor do mobiliário a liderar este crescimento, de acordo com os mais recentes indicadores de Comércio Internacional do INE, analisados pelo Centro PINUS.

Apesar de uma ligeira diminuição de 8% em relação ao recorde histórico de 2022, 2023 foi o segundo melhor ano de vendas ao exterior. A Fileira do Pinho representou 3,2% das exportações nacionais e 38% das exportações das indústrias da Fileira Florestal.

O subsetor mobiliário manteve a tendência de crescimento (+1%), totalizando mais de 946 milhões de euros de vendas ao exterior. No entanto, houve um decréscimo variável (entre 3 e 21%) nas exportações nos restantes subsetores.

As exportações de “papel e embalagem” e “resina” atingiram 463 milhões de euros e 168 milhões de euros, respectivamente, representando um decréscimo de 21% e 16% em comparação com o ano anterior. O subsetor “painéis” totalizou 287 milhões de euros (-15%).

A comercialização externa de “pellets” foi de 92 milhões de euros em 2023, uma diminuição de 14% face a 2022. Apesar da retração, a Fileira do Pinho demonstrou resiliência e competitividade no mercado internacional.

Para mais informações, consulte os Indicadores da Fileira do Pinho em 2022 e as edições dos anos anteriores, publicadas anualmente pelo Centro PINUS - aqui