facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Ana Teresa Matos, com o projeto “Reserva do Vale Velho”, venceu a 4ª edição do TalentA

Premios TalentA Portugal 2024Com o objetivo de continuar a contribuir para o futuro rural, Corteva Agriscience e CAP voltam a premiar novos projetos desenvolvidos por mulheres empreendedoras no Dia da Mulher. As quatro edições do programa TalentA já somaram mais de 250 candidaturas em território nacional.

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher e de forma a colocar em relevo a sua importância no futuro do panorama rural português, 3 novos projetos foram hoje reconhecidos e revelados na cerimónia de entrega de prémios da 4ª Edição do Programa TalentA.

Ana Teresa Matos, foi a grande vencedora da 4ª edição com o projeto “Reserva do Vale Velho” cujo objetivo é continuar a recuperar a área degradada de “Casal das Pias” com reflorestação das espécies nativas, prática de agricultura sustentável e a preservação da cultura local.Ana Teresa MatoS Vencedora

Por outro lado, a empreendedora rural Diana Costa recebeu um dos prémios de finalista com a sua “Quinta da Mourisca”, um projeto familiar do Alendouro que visa revitalizar a região, combinando tradição e inovação na produção de alimentos biológicos.

E, finalmente, Diana Rego, obteve também o prémio de finalista pelo seu projeto “Criatura”, um projeto local que trabalha diretamente com pequenos agricultores, transformando excedentes de plantas aromáticas e frutas em produtos inovadores.

As duas finalistas vão ter acesso a formação e a vencedora do primeiro prémio irá receber ainda um apoio financeiro de 5.000 € para a implementação do seu projeto.

O programa TalentA, foi lançado em 2021 pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pela Corteva Agriscience, com o objetivo de empoderar as empreendedoras rurais e capacitar os seus projetos com formação e financiamento, contribuindo para a sua expansão.