facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Seminário da EU CAP Network destaca a importância da formação contínua para prestadores de serviços de aconselhamento agrícola e de formação

EU CAPNos dias 21 e 22 de fevereiro de 2024, realizou-se o seminário da EU CAP Network intitulado "Competências e aprendizagem ao longo da vida para prestadores de serviços de aconselhamento e formação agrícola". O evento reuniu consultores, fornecedores de formação, incluindo representantes de organizações de educação e formação profissional, e Autoridades de Gestão. O objetivo foi trocar conhecimentos e identificar boas práticas para serviços de formação e aconselhamento que apoiem a aprendizagem ao longo da vida em toda a AKIS.

O projeto Erasmus+ SAGA criou um programa de formação para que os habitantes locais possam aproveitar o património rural local, criando empregos e tornando a área rural atrativa novamente. 

Muitos países europeus estão a enfrentar uma diminuição significativa da população em áreas rurais, o que leva a desafios demográficos e económicos. Essas áreas tornaram-se conhecidas como 'Europa Vazia'. No entanto, são frequentemente lugares com uma rica história de produção alimentar e gastronomia. O projeto Erasmus+ SAGA criou um programa de formação para que as pessoas locais possam aproveitar este património, criando empregos e tornando a área rural atrativa novamente.

Informação sobre o projeto:

Para acelerar a transição verde e digital na agricultura e, ao mesmo tempo, garantir que seja socialmente justa e equitativa, é crucial ter uma comunidade agrícola mais qualificada e capacitada. Várias iniciativas da UE abordaram este tópico no passado. No âmbito dos Planos Estratégicos da PAC, o papel específico de consultores e fornecedores de formação na satisfação dessa necessidade foi destacado em intervenções específicas e como parte da abordagem estratégica do Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícola (AKIS). A EU CAP Network está, portanto, a organizar um seminário que visa incentivar a troca de conhecimentos e identificar boas práticas para serviços de formação e aconselhamento que apoiem a aprendizagem ao longo da vida em toda a AKIS.

Saiba mais sobre o seminário da EU CAP Network "Competências e aprendizagem ao longo da vida para prestadores de serviços de aconselhamento e formação agrícola".