facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Projeto de pesquisa agrícola da Universidade da Madeira recebe financiamento da UE

isoplexisA Universidade da Madeira anunciou que o seu projeto “isUP-AgrO” foi aprovado pela União Europeia e receberá um financiamento de cerca de 1,4 milhões de euros. O projeto visa formar jovens cientistas e desenvolver competências de investigação e gestão de I&D, com foco na “monitorização inteligente de agrossistemas e fenotipagem de campo e alta intensidade dos recursos genéticos”.

O financiamento será usado para melhorar a atividade de investigação do ISOPlexis, um Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar, com o objetivo de criar um centro de excelência de investigação para o setor agrícola e agroalimentar.

A partir de julho de 2025 até 2028, serão implementadas atividades de networking, formação e investigação entre os parceiros no consórcio, que inclui a Universita Degli Studi Di Parma (UNIPR) em Itália, a Agência Estatal Consejo Superior De Investigaciones Científicas (CSIC) em Espanha, e a empresa SATURTECH.

O projeto envolverá atividades de troca de conhecimento, investigação conjunta, intercâmbio de especialistas, formação e treino, 5 escolas de verão conjuntas, workshops, realização de um simpósio internacional, participação em conferências, atividades de divulgação e elaboração conjunta de candidatura para a continuação do consórcio.

Os objetivos e atividades do projeto estão alinhados com a Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI) e com as atividades do domínio prioritário da Agricultura, Alimentação e Bioeconomia. O projeto conta com a colaboração e apoio de diversas entidades e parceiros regionais, incluindo a Unidade de Implementação da EREI e a Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente.