facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Aplicação FITCount para Monitorizar Interações Planta-Polinizador

mosca das flores eupeodes sp em pereira 1.1200x0A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) anunciou o lançamento da versão em português da aplicação FITCount (Flower-Insect Timed Count), uma ferramenta inovadora que permite aos cidadãos monitorizar as interações entre plantas e polinizadores.

Desenvolvida no âmbito do projeto PolinizAÇÃO - Plano de Ação para a Conservação e Sustentabilidade dos Polinizadores, coordenado por Sílvia Castro e João Loureiro do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da FCTUC, a aplicação FITCount visa preencher a lacuna de dados sobre os polinizadores selvagens em Portugal.

Qualquer cidadão interessado, seja em ambiente rural ou urbano, pode contribuir para a recolha de dados sobre o número e diversidade de insetos polinizadores que visitam as flores. Basta selecionar uma planta em flor, delimitar uma área de 50x50 cm e contar os polinizadores que interagem com as flores durante 10 minutos.

A aplicação, disponível gratuitamente na Google Play Store e na App Store, não exige que os participantes identifiquem os insetos até ao nível da espécie, bastando categorizá-los em grupos amplos como abelhas, moscas-das-flores, entre outros.

A ciência cidadã desempenha um papel crucial neste projeto, permitindo aos cidadãos contribuir para a investigação científica. A FITCount é uma oportunidade única para envolver os cidadãos no processo de monitorização da biodiversidade e conservação dos polinizadores.

Para mais informações sobre como participar e utilizar a aplicação, aceda aqui.

capture fitcount removebg preview.1800x0