facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Projeto DIAITA: Explorar as Histórias e Culturas da Alimentação

transferir 8O projeto DIAITA está em curso para realizar um estudo profundo e interdisciplinar sobre um tema fundamental partilhado por portugueses e brasileiros: a história e as culturas da alimentação.

Este projeto em rede, pioneiro no espaço lusófono, reúne investigadores de Portugal e do Brasil. A equipa é composta por especialistas de diversas áreas disciplinares, desde Filologia e História até Nutrição e Turismo, abarcando desde a Antiguidade até aos dias de hoje.

Com base numa pesquisa rigorosa e no conhecimento detalhado das fontes escritas, materiais e iconográficas, o objetivo é traçar a história e fazer um levantamento do património dos padrões alimentares identitários tanto em Portugal como no Brasil.

O foco está na tradução, estudo e publicação de fontes escritas, incluindo textos clássicos gregos e latinos essenciais para compreender o padrão alimentar mediterrânico original, levado pelos portugueses para o Brasil. Além disso, as fontes materiais e iconográficas serão inventariadas, estudadas e disponibilizadas em formato digital e em papel, tanto para o público académico quanto para o geral.

Este projeto promete lançar luz sobre a rica história culinária partilhada por portugueses e brasileiros, enriquecendo o conhecimento cultural de ambos os países.