facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Já são conhecidos os vencedores do Concurso Nacional de Inovação na Escola

10f4b572 e17f 4fae 87b2 58ccc08fced2Os vencedores da 1ª edição do Concurso Nacional de Inovação na Escola, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI) e Ciência Viva, foram anunciados. O concurso, que contou com a participação de 20 equipas de nove distritos de Portugal Continental, teve como objetivo encontrar ideias inovadoras para resolver problemas identificados pelos estudantes nas suas escolas.

Os projetos vencedores foram:

  • Cadernos Digitais: Este projeto do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentado por uma turma da Escola Básica da Amieira, em Matosinhos, propõe uma solução para os problemas de sustentabilidade relacionados com o uso de cadernos de papel.
  • Compostagem de Folhas: Este projeto do 2º Ciclo do Ensino Básico, apresentado por alunos da Escola Básica Professor Marnoco e Sousa, em Lousada, envolve a construção de um compostor de grandes dimensões para processar as folhas caídas no jardim da escola.
  • Meteorologia for All: Este projeto do 3º Ciclo do Ensino Básico, apresentado pela Escola do Freixo, de Ponte de Lima, envolve a instalação de uma estação meteorológica na escola e o envio de relatórios diários para os bombeiros e proteção civil da região.
  • SOL - Save Our Lives: Este projeto do Ensino Secundário e Profissional, apresentado pela Escola Dr. Júlio Martins, de Chaves, propõe soluções para combater a vespa asiática em território nacional.

Os vencedores foram anunciados numa cerimónia que contou com a presença de Fernando Alexandre, Ministro da Educação, Ciência e Inovação. As equipas vencedoras receberam vários prémios, incluindo um troféu, medalhas, brinquedos tecnológicos, equipamentos eletrónicos e bilhetes de família para o Pavilhão do Conhecimento. A equipa vencedora do Ensino Secundário e Profissional terá ainda a oportunidade de ser integrada num estágio Ciência Viva.

Saiba mais aqui