facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Caravana AgroEcológica – Projeto participativo para a promoção da agroecologia em Portugal

DAP BoletimRRNEm Maio de 2019, iniciou-se o projeto participativo, Caravana AgroEcológica, promovido pelo grupo de Investigação do cE3c-FCUL, Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, coordenado por Sara Magalhães. A Caravana pretende promover a Agroecologia em Portugal e estreitar relações entre agricultores, consumidores e investigadores.

O projeto tem cinco objetivos: fundamentar o conceito de Agroecologia com base na perceção de diversos atores; conhecer experiências em agroecologia; partilhar boas práticas; co-construir propostas de políticas públicas de apoio à Agroecologia e fortalecer as redes e comunidades Agroecologicas.

Para tal, decorrem de forma paralela e integrada três atividades:

1. Os Dias Abertos de Produtores nos quais os agricultores dão a conhecer os seus modos de produção, comercialização e os seus produtos. Estes são usados por chefs para confecionar pratos degustados na hora. Seguem-se conversas abertas, que abordam temas de interesse identificados pelos agricultores. Já se realizaram dois dias abertos, o primeiro na FCUL a 8 de Outubro e o segundo na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa a 17 de Dezembro, ambos com grande adesão.

2. As Hortas nas Escolas documentam práticas de cultura e manutenção das hortas escolares (ensino básico e secundário) da zona de Lisboa. Esta atividade permite identificar potencialidades e constrangimentos à construção destas hortas e estreitar relações entre responsáveis pelas hortas nas escolas e a HortaFCUL. Está prevista a realização de um Encontro sobre Hortas nas Escolas, a realizar em Maio de 2020, para partilhar experiências e promover uma comunidade em rede.

3. As Rotas da Caravana AgroEcológica utilizam uma metodologia participativa para concretizar visitas a experiências agroecológicas nacionais, organizadas em quatro Rotas. Estas abordam, de forma integrada, os temas Solo» Sementes» Plantas» Animais» Consumo, englobando assim o ciclo completo dos agroecossistemas. O processo de co-construção das Rotas envolve agricultores, associações locais, ONGs, cooperativas, juntas de freguesia, municípios, entidades de ensino e outros agentes interessados. Estas parcerias encontram-se localmente e identificam experiências a visitar. Realizaram-se já reuniões em Faro, Mértola, Montemor-o-Novo e Viseu. As Rotas irão realizar-se (em simultâneo) de 9 a 12 de Junho de 2020. No último dia, as quatro rotas convergem no mesmo local, para partilhar experiências entre os participantes. Além de estreitar as relações entre produtores agroecológicos, este encontro servirá para produzir documentos com vista a delinear as linhas orientadoras de propostas para o desenvolvimento da Agroecologia nacional.
A Lista dos Amigos da Caravana AgroEcológica permite a todos os interessados acompanhar e participar na co-construção da Caravana Agroecológica. Para se inscrever, basta enviar um mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
A construção da Caravana AgroEcológica conta com a colaboração de uma Comissão de Acompanhamento que integra especialistas de várias entidades, nomeadamente do ISA, FAO, ISCTE e da RRN.