facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Ministério da Agricultura avança com criação de rede de explorações de demonstração

AGRIDEM SHORTO Ministério da Agricultura e da Alimentação tem como uma das propostas para o Orçamento do Estado de 2024 a criação da Rede AGRI-DEM. Esta iniciativa visa fortalecer a colaboração entre os agentes do setor agrícola, promovendo a troca de conhecimento e a adoção eficiente de inovação na agricultura.

A Rede AGRI-DEM, promovida pela Rede Rural Nacional, tem como objetivo a implementação de uma rede de explorações de demonstração, sendo que a primeira delas, a Rede-AGRI-DEM_Solo, já está em curso. Contando com o apoio da Parceria Portuguesa para o Solo e do Grupo de Trabalho da Inovação, a primeira ação de demonstração ocorreu em julho passado na Quinta da Covela, em Baião.

Esta ação inaugural marcou o início da implementação da rede de explorações de demonstração, focada na adoção de inovação e boas práticas para a melhoria da saúde do solo nos setores agrícola e florestal. Destacam-se, nesse processo, o intercâmbio de conhecimentos e a aprendizagem entre os participantes, conforme anunciado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

De acordo com o relatório da proposta de Orçamento do Estado para 2024, o Ministério da Agricultura compromete-se a fortalecer e promover um Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícola. Isso será alcançado através do incremento do apoio técnico e da transferência do conhecimento e da inovação para atender às necessidades e oportunidades do setor agrícola e florestal.

Além disso, o Ministério pretende dinamizar a organização da produção, com foco no ganho de escala e no aumento do rendimento dos agricultores, através das organizações e cooperativas de produtores multiprodutos. Também estão nos planos promover a formação e o aperfeiçoamento profissional dos agentes econômicos e sociais, bem como a produção nacional, a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis, as cadeias curtas de abastecimento, a valorização dos produtos de qualidade e da dieta mediterrânica.

Para o ano de 2024, o Ministério da Agricultura visa, igualmente, promover o regadio eficiente e sustentável, com um efeito multiplicador no desenvolvimento econômico e social dos territórios envolventes.