facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

O relatório da 2ª reunião do Grupo Temático da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (ENRD) (GT) sobre 'Bioeconomia e ação climática nas áreas rurais' já está disponível online.

enrdOs participantes da reunião discutiram abordagens que incentivam os atores da bioeconomia a aplicar práticas de mitigação das alterações climáticas. Entre as diversas apresentações de possíveis abordagens para incentivar a mitigação das alterações climáticas nas zonas rurais, destacaram-se as seguintes:

  • Ferramentas de apoio à decisão no nível da exploração agrícola para reduzir o impacto climático - Carbon Navigator. Utilizada por 33% das explorações de gado irlandesas, a ferramenta calcula o impacto de diferentes práticas de gestão agrícola nas emissões de GEE e no rendimento agrícola.
  • Intensificação da mitigação – exemplo no setor pecuário francês.
  • Exemplos de promoção do empreendedorismo em energia rural como ação climática.
  • A PAC e as abordagens baseadas no solo para mitigação das alterações climáticas. Referindo a limitada contribuição da atual PAC para a ação climática, enfatiza-se o potencial dos futuros PDR, nomeadamente pelas oportunidades de vir a apoiar abordagens coletivas, regimes de pagamento baseados em resultados, diversas condições agro-ambientais-climáticas compromissos e práticas de agricultura sustentável ou biológica, que aumentam a capacidade dos solos agrícolas de sequestrar e conservar carbono.

    Para mais informações aceder AQUI à página do evento