facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Visão de longo prazo para as zonas rurais: resultados do GT “Rural Proofing”

VLPZR 2A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (ENRD) esteve envolvida na preparação da Visão de longo prazo para as zonas rurais da UE através de um Grupo Temático (2020-21). No final dos trabalhos foi realizado o evento Semana da Visão Rural (2021), onde a Rede Rural Nacional esteve presente. Dando continuidade a esse trabalho, em 2021-22, a ENRD continua a apoiar a implementação da Visão nos Estados-Membros através de dois novos Grupos Temáticos, um sobre Revitalização Rural e outro “Rural Proofing”.

O Grupo Temático “Rural Proofing”

enrd rural profing

O “Rural Proofing” (prova rural) é um mecanismo que pode ajudar a impulsionar a revitalização rural, garantindo que todas as políticas relevantes além do desenvolvimento rural estejam alinhadas com as necessidades e realidades rurais. É também um dos elementos transversais delineados na Visão de Longo Prazo para o Espaço Rural.

Na visão, é indicado que a UE tomará medidas para integrar um mecanismo “Rural Proofing” como parte da Agenda para Legislar Melhor, nomeadamente para avaliar o impacto previsto das principais iniciativas legislativas da UE nas zonas rurais. A visão também exige que os Estados-Membros considerem a implementação desse princípio a nível nacional, regional e local.

Neste contexto, a ENRD lançou um novo Grupo Temático (GT) sobre “Rural Proofing”, para partilhar experiências e desenvolver recomendações que possam orientar a conceção e implementação de mecanismos de “Rural Proofing” nos Estados-Membros a diferentes níveis administrativos (nacional, regional e local).

Esta primeira reunião do Grupo Temático de Prova Rural introduziu os objetivos do GT e discutiu sobre as lições aprendidas, fatores de sucesso e desafios, emergindo de experiências concretas de diferentes países apresentados durante a reunião, incluindo a Estônia, Finlândia, Alemanha, Suécia e Irlanda do Norte (Reino Unido).

Estes exemplos e as conclusões da 1ª reunião deste GT estão disponíveis AQUI.

A Visão de longo prazo para as zonas rurais

visão de longo prazo para as zonas rurais procura abordar de forma integrada os diversos temas críticos, como a agricultura, a ação climática, o emprego, a conectividade, a coesão social, a educação e a investigação, promovendo um forte debate intersectorial e um desenvolvimento inteligente e sustentável das áreas rurais. Especificamente, a visão e o plano de ação identificam quatro domínios de ação, apoiados por iniciativas emblemáticas, com os seguintes objetivos:

  • Mais fortes: centrado na capacitação das comunidades rurais, na melhoria do acesso a serviços e na dinamização da inovação social;
  • Ligadas: orientado para a melhoria da conectividade digital e de transportes;
  • Resilientes: visando a conservação dos recursos naturais e uma agricultura ecológica, para contrariar as alterações climáticas e favorecer a resiliência social, mediante a oferta de cursos de formação e de diversas oportunidades de emprego de qualidade;
  • Prósperas: pela diversificação das atividades económicas e pela melhoria do valor acrescentado da agricultura, das atividades agroalimentares e do agroturismo.