facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

candidaturas abertas para o +ALGARVE, um estilo de vida mediterrânico

rdm maisalgarveEstão abertas as candidaturas para as empresas interessadas em beneficiar dos apoios do projeto +ALGARVE. Após mais de três anos de trabalho voluntário, dinamizando a Rota da Dieta Mediterrânica (RDM) e algumas atividades de promoção, tal como o “Onde Fica?… o melhor do mediterrâneo!”, foi finalmente aprovada pelo CRESC- PADRE, a candidatura “+Algarve Um estilo de vida Mediterrânico”, com o objetivo um investir mais de 366 mil euros na preparação da retoma económica da região no período pós-covid.

O objetivo é capacitar e apoiar os municípios e os seus operadores económicos para estruturarem uma oferta robusta, bem organizada, dinâmica, capaz de gerar atração turística nacional e internacional durante a época baixa, contribuindo assim para reforçar a posição da região como um destino de qualidade, todo o ano, tendo como base a identidade cultural mediterrânica e um conjunto inovador de produtos e serviços identitários, ligando os territórios do litoral e do interior. 

O plano de ação candidatado resulta das prioridades que os membros da RDM, públicos e privados, assinalaram como prioritários, num inquérito realizado antes da sua candidatura, destacando a promoção (marketing territorial) como mais importante, bem como o apoio técnico ao desenvolvimento de novos produtos turísticos complexos, adaptados aos mais recentes desafios na procura nacional e internacional e suportados pelos recursos endógenos. Foi essa a aposta desta estratégia de marketing territorial e de reforço da capacitação de todos os parceiros para a construção de um destino turístico único, diversificado e suportado pelo que de melhor, o litoral, o barrocal, a serra, o barlavento e o sotavento têm para oferecer. 

Principais linhas de ação 

+ Algarve Local - Promoção Regional 

Desenvolvimento de um ciclo de Feiras/Festas, itinerante por todos os Municípios do Algarve participantes, capitalizando a experiência da Feira da Dieta Mediterrânica, de forma a promover cada município e o território do Algarve, numa celebração do estilo de vida mediterrânico e do diálogo entre o interior e o litoral. (Design e produção do Stand, produtos, programa de atividades de atividades de animação, ateliers, workshops, oficinas práticas temáticas).  

Esta celebração do estilo de vida Mediterrânico é prolongada no tempo e no espaço pela “Feira da Dieta Mediterrânica Virtual”, em formato on-line, servindo de plataforma de promoção bilingue e comercialização durante todo o ano dos produtos, serviços, eventos e locais mais significativos para o estilo de vida mediterrânico. 

+ Algarve em Lisboa e Porto - Promoção Nacional 

Integração e exposição em duas feiras em Lisboa e Porto de turismo/produtos endógenos, promovendo um "Outro Algarve" e o seu estilo de vida milenar, de forma a apresentar e representar o Algarve das tradições. (aluguer de espaço, produtos, provas e degustações, animação) 

+ Algarve Internacional - Promoção Internacional 

Participação e exposição em duas feiras (França e Alemanha) de turismo/produtos endógenos, promovendo um "Outro Algarve", genuíno, original e pouco conhecido. (aluguer de espaço, produtos, animação) 

Oficinas de Trabalho 

Seis oficinas técnicas de capacitação (35h cada) para a criação de novos produtos turísticos no Barlavento + Centro + Sotavento (organização, realização, avaliação) 

Fam Trip e Press Trip 

Organização de duas Fam Trip para operadores nacionais e europeus, opinion-makers e stakeholders de relevo; 

Organização de duas Press Trip para jornalistas da especialidade e bloggers de viagens. 

Marketing e Promoção 

Plataforma Web georreferenciada de promoção dos recursos, rotas, eventos, noticias, entre outros. Alojamento da Feira da Dieta Mediterrânica Virtual; Design e produção de3 Vídeos promocionais RDM; Design e produção de material de promoção do projeto (rollups, flyers, banners, placas, etc); Design e produção materiais específicos para os eventos + Algarve  -FDM; Promoção nos social media das diversas atividades a serem realizadas. 

Consultoria especializada 

Visitas técnicas e consultoria aos membros da RDM, elaboração de planos individuais de melhoria contínua e acompanhamento técnico. 

Assistência Técnica - Técnico Sup. de Turismo 

Definição e coordenação da estratégia de Marketing Territorial 

Manifestação de interesse aqui: https://forms.gle/vdRbTu9wUm48w8HSA 

Informação enviada pela Associação In Loco, membro da Rede Rural Nacional.