facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Centro PINUS divulga os principais indicadores de consumo de madeira e reciclados na Fileira do Pinho

Centro PinusO consumo de madeira de pinho em Portugal em 2021 foi de 4,1 milhões de m3 sem casca. Este indicador representa um aumento de 1,3% face a 2020 e reflete uma manutenção da tendência dos últimos 5 anos. Relativamente à distribuição por subsetores, a serração continuou a ser o setor com mais expressão com 41% do consumo de madeira em 2021. As indústrias de trituração de alto valor acrescentado (painéis e papel de embalagem) representaram 31% do consumo total no mesmo período, enquanto o setor energético (pellets e biomassa) representou 24%.

A serração foi o único setor que aumentou o consumo de madeira  em 2021, com um crescimento de 7%. Em contrapartida, os setores de papel de embalagem e de pellets diminuíram o consumo, respetivamente, em 3 e 15%.  Já os setores da madeira para tratamento e biomassa mantiveram os valores do ano anterior.

O Centro PINUS estima que o défice estrutural de madeira, isto é, a quantidade disponível para corte na floresta, continuou a representar 57% do consumo industrial em 2021. Esta escassez deve-se, sobretudo, ao declínio dos recursos florestais, mais evidente para o pinheiro-bravo, espécie em que o volume em crescimento registou um decréscimo de 37% entre 2005 e 2019.

Este contexto obrigou à importação de madeira pelos atores da Fileira. No universo de associados do Centro PINUS, 26,7% da madeira de pinho foi importada.

Este défice estrutural de madeira, associado à conjuntura económica decorrente da pandemia, tornou-se especialmente notório no segundo semestre de 2021, com muitas empresas da Fileira a enfrentarem grande dificuldade de abastecimento para manterem a atividade.

indicadores consumo madeira SITE

A incorporação crescente de reciclados como matéria-prima é uma dinâmica de economia circular que contribui para atenuar o efeito do défice de madeira nos setores de painéis e papel de embalagem. Em 2021 verificou-se um aumento de 19% do consumo de resíduos de madeira e de 2% no papel e cartão reciclados por empresas da Fileira do Pinho.  

O Centro PINUS considera muito preocupante que o setor energético tenha representado cerca de 1/4 do consumo nacional da madeira, numa clara inversão do princípio de uso em cascata, em que a queima deve ser a última e não a primeira utilização.

Fique a conhecer nesta notícia os dados das exportações da Fileira do Pinho em 2021.

Nota metodológica

A estimativa do consumo de madeira e reciclagem baseou-se em dados fornecidos pelos associados do Centro  PINUS e em extrapolações suportadas por indicadores como as exportações de bens. Nesta comunicação o termo “madeira” significa rolaria (troncos), independentemente do diâmetro.

Informação enviada pela Centro PINUS, membro da Rede Rural Nacional.