facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Dia Mundial das Abelhas no coração da Bairrada

Aidos da Vila logoA 5ª Celebração presencial do Dia Mundial das Abelhas vai ter lugar no próximo dia 20 de maio, em Vilarinho do Bairro, Anadia, mais precisamente em Aidos da Vila - Quinta Biológica e Pedagógica. Os Aidos da Vila apresentam-se como informais e permanentes cuidadores da Terra e as suas atividades agrobotânicas e apícolas, iniciadas em 1991, estão assentes na trilogia Trabalho / Alimentação / Saúde, e tem como projeto-lema a “(Re)Aproximação do Homem à Natureza”, no pressuposto de que “agir não é uma opção, mas um passo necessário para um verdadeiro futuro sustentável”.

É inquestionável a importância decisiva das abelhas para a viabilidade da espécie humana, não só pelos seis diferentes produtos da colmeia, de que se destaca o mel, como, sobretudo, pela atividade de polinização que viabiliza o nascimento contínuo de plantas e sementes que compõem a nossa dieta alimentar. De facto, existe uma simbiose exemplar entre as abelhas e as sementes, com benefício direto na vida dos seres humanos. Daí a necessidade de visibilizar e enfatizar o valor das Abelhas e também das Sementes.

dia mundial abelhas 23

Ao contrário do que se passa com as Sementes, as Abelhas têm, há alguns anos, o seu Dia Mundial assinalado no calendário, enquanto Património da Humanidade. No que toca à Semente também, nos últimos três anos, têm sido feitos contactos por Aidos da Vila com a Secretaria-Geral da ONU, com a FAO e com várias entidades públicas e privadas diretamente ligadas à Agricultura, Alimentação, Saúde e Ambiente. Todavia, o processo de candidatura junto da Unesco ainda não foi encetado, sendo desejável e consensual que se inicie no curto prazo.

Esta celebração será uma pontual oportunidade para um pouco de oxigenação mais sadia, a céu aberto e, nesta visita, apreender algo sobre a organização e comportamento das Abelhas. Na oportunidade, entrar no Banco de Sementes e Propágulos, devidamente monitorizado e com preparação e emissão do seu Index Seminum et Plantarum, de harmonia com o Código Internacional de Nomenclatura Botânica (ICBN).

As inscrições (limitadas) serão aceites até 18 de maio.

Informação disponibilizada pela Aidos da Vila, membro da Rede Rural Nacional.