pten
  • mirtilo
  • porco
  • pineiro
  • cabras
  • castanha
  • figoindia
  • montado
  • abobora
  • algarvias
  • abelhas

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Implementação dos Laboratórios Vivos em Portugal debatido no segundo workshop realizado em Vila Real (c/ vídeo)

07-06-2023

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, foi palco do segundo encontro para debater a implementação em Portugal dos Laboratórios Vivos da Missão Solo, ao abrigo do programa Horizonte Europa. O evento contou com a participação de cerca de seis dezenas de investigadores, agricultores, silvicultores e representantes de associações profissionais, para acolherem informação sobre a Missão Solo e obter esclarecimentos sobre o conceito dos laboratórios vivos e critérios a que devem responder.

Ler mais

Despacho estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores

19-04-2023

O Despacho n.º 4704/2023, de 19 de abril estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores para a formação profissional específica sectorial do Ministério da Agricultura e Alimentação (MAA), definindo a sua estrutura, funcionamento e procedimento de reconhecimento de formadores.

Ler mais

GPP divulga Orientações Técnicas e Caderno de Campo Único do PEPAC Portugal

04-04-2023

O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto Autoridade de Gestão Nacional do PEPAC em Portugal, disponibiliza as Orientações Técnica e o Caderno de Campo Único. Em matéria de Orientações Técnicas Gerais, foi dispoinibilizada a "Partilha de Dados", que contém informações complementares para aplicação do compromisso de Partilha de Dados, e o "Caderno de Campo Único", para registo de atividades, previsto nas intervenções regimes ecológicos e agroambientais.

Ler mais

Determinada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal

29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.

Ler mais

Formação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado

13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.

Ler mais

Adesão ao Regadio de Veiros aumentou de 18% em 2016 para 67% em 2022 e instalação é motor de desenvolvimento do Alentejo Central

10-03-2023

Nos municípios de Estremoz e Monforte, distritos de Évora e Portalegre, uma região tradicionalmente de sequeiro, foi instalado em 2015 o regadio de Veiros, um projeto coordenado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e com gestão da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros (ABPRV). Oito anos depois, a adesão ao regadio tem vindo a aumentar gradualmente, passando de cerca de 18% em 2016, ano em que o sistema distribuiu água pela 1.ª vez, para 67% em 2022.

Ler mais

Portaria n.º 63-A/2023, de 2 de março - "Redução das emissões de gases efeito estufa" e "Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos"

03-03-2023

Encontra-se publicada a Portaria n.º 63-A/2023, datada de dia 2 de março, estabelece as normas nacionais para aplicação de regimes de controlo no âmbito da intervenção «Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE)», na componente de bovinos de carne, e da intervenção «Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos», na componente de bem-estar animal.

Ler mais

Criada autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente

10-02-2023

Foi hoje aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2023 a criação da autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente (PEPAContinente), responsável pela gestão, acompanhamento e a execução das intervenções previstas nos Eixos «C - Desenvolvimento Rural» e «D - Abordagem Territorial Integrada», e que será presidida, por inerência, pelo diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Ler mais

"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional

02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.

Ler mais

Aprovado o modelo de governação do Portugal 2030

25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.

Ler mais

Refeitório da secundária Josefa d’Óbidos cativa alunos e aumenta refeições servidas

refeitorio josefadobidosA aposta na qualidade dos ingredientes e na certificação dos cozinheiros fez a secundária Josefa d’Óbidos destacar-se com o aumento de refeições servidas no refeitório, em contraciclo com a maioria das escolas onde os alunos recusam a comida. Entre setembro de 2018 e janeiro de 2019 o refeitório da Escola Josefa d’Óbidos serviu 18 mil almoços, testemunhando o crescimento da preferência dos estudantes pelas refeições confecionadas.

Em cinco meses, o número de refeições servidas aos 503 alunos da secundária de Óbidos, no concelho de Leiria, aumentou 20%, o que, segundo dados fornecidos pela câmara à agência Lusa, representa um crescimento de 3.000 refeições, em relação ao mesmo período do ano letivo anterior.

Tudo porque, explicou a vereadora com o pelouro da Saúde e Bem-Estar na câmara de Óbidos, Margarida Reis, “o município investiu na confeção das refeições, na matéria-prima e também na categoria [certificação] dos cozinheiros que fazem essa confeção”.

A par, acrescentou a vereadora, “houve um grande investimento na sensibilização” dos pais e dos estudantes, estes últimos acompanhados diariamente por “técnicas do município que ajudam os alunos a gostar da comida, que proporcionem que eles provem”, numa política de proximidade “fundamental para que esta evolução se tenha verificado”.

Na prática, a receita para incentivar os alunos a comer no refeitório passou, segundo a nutricionista, Inês Almeida, por “levá-los às cozinhas, fazer com que eles percebessem como é que a comida é confecionada, como é armazenada, e tentando fazer atividades práticas como wokshops ou ementas”.

A isso, a “Brigada da Cantina”, que diariamente anda pelo refeitório, junta uma ‘pitada’ de incentivo, convidando alunos que vinham só acompanhar outros “a provar um bocadinho” e explicando regras como a necessidade “de reduzir a quantidade de sal”.

O resultado são ementas saudáveis e variáveis, incluindo diariamente um menu vegetariano, fruta e, nos dias em que o prato é peixe, uma sobremesa. Ingredientes que nos últimos cinco meses fizeram diminuir as idas aos cafés e grandes superfícies próximas da escola e aumentar a fila do refeitório, onde turmas como o 11.º ano de desporto levam nota máxima na assiduidade.

A comida melhorou, está diferente”, garantiu Fábio Saavedra, cliente diário dos pratos “preparados pelas cozinheiras” em detrimento da “comida enlatada ou rápida” que se encontra ‘fora’ da escola.

Já David Pereira e João Conceição destacaram “a qualidade e diversidade” das ementas da Escola Josefa d’Óbidos, que, sublinhou este último, no distrito e na região “está acima dos patamares”. O grupo que almoça na escola “todos os dias” garante que “a comida vem sempre bem confecionada” e, desde que existe acompanhamento da equipa de nutricionistas, tem ainda “mais melhorias”.

A ideia da vereadora é alargar ao bar o sucesso alcançado no refeitório, através de um programa virado para os lanches escolares. “Verificamos diariamente que os alunos não trazem para a escola o que é mais aconselhável para os lanches”, mas sim “o mais prático e mais fácil de comprar”, mesmo não sendo “o mais saudável”, disse.

A escola vai apostar na sensibilização aos encarregados de educação, convidados a visitar o refeitório e o bar onde as dinâmicas foram alteradas “para que os [seus]filhos possam comer de uma forma muito melhor”.

Um objetivo já conseguido no refeitório que, em setembro, no início do ano letivo serviu 2.361 refeições, mais 442 que no mesmo mês do ano letivo anterior.

Em janeiro atingiu as 4.394 refeições, mais 870 que no período homólogo. A manter-se o crescimento, a expectativa da escola é, até ao final do ano escolar, ultrapassar largamente as 27 mil refeições servidas no passado ano letivo.

Fonte: Lusa
Autor: Carlos Barroso

PEPAC nacional peq

 

port agri160

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

 

 

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
12
13
14
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeiasweden eu 100

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP