Em destaque
C05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos
14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.
Ler maisEU CAP NETWORK procura especialistas em Agricultura, Silvicultura e Ciência
08-09-2023

A EU CAP NETWORK está à procura de especialistas, incluindo agricultores, silvicultores, consultores e cientistas, para participar em três novos Focus Groups da Rede CAP Europeia. Esses grupos vão explorar soluções inovadoras para desafios agrícolas e florestais e partilhar o seu conhecimento.
Ler mais“Comer, beber e conviver à maneira portuguesa”
01-08-2023

A Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), produziu o documento “Comer, beber e conviver à maneira portuguesa”, com o objetivo de dar a conhecer a nossa gastronomia de base mediterrânica. A Dieta Mediterrânica, reconhecida pela UNESCO como património cultural e imaterial da humanidade, é o estilo de vida e o padrão alimentar que representa as características da alimentação em Portugal. Nesta publicação é explicado como é que a alimentação portuguesa combina prazer e saúde à mesa, são descritos alguns alimentos que têm um papel de destaque na alimentação “à portuguesa”, bem como formas de preparação culinária ...
Ler maisFormação de competências nas áreas temáticas do SAAF: “Medidas de proteção contra as pragas dos vegetais”
19-07-2023
A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), organizam uma ação de formação com o tema " Medidas de proteção contra as pragas dos vegetais ".
Ler maisAgriJovem 2023: Representação da Comissão Europeia quer sensibilizar jovens para oportunidades profissionais na agricultura
06-07-2023

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, organiza no dia 13 de outubro de 2023, em Lisboa, uma iniciativa dirigida a jovens estudantes com aspirações a desenvolverem uma atividade profissional no setor agrícola em Portugal. As candidaturas estão abertas a partir de hoje e até ao fim de julho de 2023.
Ler maisPolo de Inovação do campus da Tapada da Ajuda – AGRI.Hub realiza a primeira reunião para impulsionar avanços no setor agrícola
15-06-2023

Reuniu no campus da Tapada da Ajuda, pela primeira vez, a Comissão Executiva do AGRI.Hub composta pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Instituto Superior de Agronomia (ISA) e NOVA Information Management School (NOVA IMS), para debater propostas e definir cronograma para a próxima fase do projeto. Na reunião também estiveram presentes alguns outros parceiros do projeto – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), Aromni e Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal (InovTechAgro).
Ler maisDespacho estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores
19-04-2023

O Despacho n.º 4704/2023, de 19 de abril estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores para a formação profissional específica sectorial do Ministério da Agricultura e Alimentação (MAA), definindo a sua estrutura, funcionamento e procedimento de reconhecimento de formadores.
Ler maisGPP divulga Orientações Técnicas e Caderno de Campo Único do PEPAC Portugal
04-04-2023
O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto Autoridade de Gestão Nacional do PEPAC em Portugal, disponibiliza as Orientações Técnica e o Caderno de Campo Único. Em matéria de Orientações Técnicas Gerais, foi dispoinibilizada a "Partilha de Dados", que contém informações complementares para aplicação do compromisso de Partilha de Dados, e o "Caderno de Campo Único", para registo de atividades, previsto nas intervenções regimes ecológicos e agroambientais.
Ler maisDeterminada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal
29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.
Ler maisFormação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado
13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.
Ler maisRefeitório da secundária Josefa d’Óbidos cativa alunos e aumenta refeições servidas
A aposta na qualidade dos ingredientes e na certificação dos cozinheiros fez a secundária Josefa d’Óbidos destacar-se com o aumento de refeições servidas no refeitório, em contraciclo com a maioria das escolas onde os alunos recusam a comida. Entre setembro de 2018 e janeiro de 2019 o refeitório da Escola Josefa d’Óbidos serviu 18 mil almoços, testemunhando o crescimento da preferência dos estudantes pelas refeições confecionadas.
Em cinco meses, o número de refeições servidas aos 503 alunos da secundária de Óbidos, no concelho de Leiria, aumentou 20%, o que, segundo dados fornecidos pela câmara à agência Lusa, representa um crescimento de 3.000 refeições, em relação ao mesmo período do ano letivo anterior.
Tudo porque, explicou a vereadora com o pelouro da Saúde e Bem-Estar na câmara de Óbidos, Margarida Reis, “o município investiu na confeção das refeições, na matéria-prima e também na categoria [certificação] dos cozinheiros que fazem essa confeção”.
A par, acrescentou a vereadora, “houve um grande investimento na sensibilização” dos pais e dos estudantes, estes últimos acompanhados diariamente por “técnicas do município que ajudam os alunos a gostar da comida, que proporcionem que eles provem”, numa política de proximidade “fundamental para que esta evolução se tenha verificado”.
Na prática, a receita para incentivar os alunos a comer no refeitório passou, segundo a nutricionista, Inês Almeida, por “levá-los às cozinhas, fazer com que eles percebessem como é que a comida é confecionada, como é armazenada, e tentando fazer atividades práticas como wokshops ou ementas”.
A isso, a “Brigada da Cantina”, que diariamente anda pelo refeitório, junta uma ‘pitada’ de incentivo, convidando alunos que vinham só acompanhar outros “a provar um bocadinho” e explicando regras como a necessidade “de reduzir a quantidade de sal”.
O resultado são ementas saudáveis e variáveis, incluindo diariamente um menu vegetariano, fruta e, nos dias em que o prato é peixe, uma sobremesa. Ingredientes que nos últimos cinco meses fizeram diminuir as idas aos cafés e grandes superfícies próximas da escola e aumentar a fila do refeitório, onde turmas como o 11.º ano de desporto levam nota máxima na assiduidade.
A comida melhorou, está diferente”, garantiu Fábio Saavedra, cliente diário dos pratos “preparados pelas cozinheiras” em detrimento da “comida enlatada ou rápida” que se encontra ‘fora’ da escola.
Já David Pereira e João Conceição destacaram “a qualidade e diversidade” das ementas da Escola Josefa d’Óbidos, que, sublinhou este último, no distrito e na região “está acima dos patamares”. O grupo que almoça na escola “todos os dias” garante que “a comida vem sempre bem confecionada” e, desde que existe acompanhamento da equipa de nutricionistas, tem ainda “mais melhorias”.
A ideia da vereadora é alargar ao bar o sucesso alcançado no refeitório, através de um programa virado para os lanches escolares. “Verificamos diariamente que os alunos não trazem para a escola o que é mais aconselhável para os lanches”, mas sim “o mais prático e mais fácil de comprar”, mesmo não sendo “o mais saudável”, disse.
A escola vai apostar na sensibilização aos encarregados de educação, convidados a visitar o refeitório e o bar onde as dinâmicas foram alteradas “para que os [seus]filhos possam comer de uma forma muito melhor”.
Um objetivo já conseguido no refeitório que, em setembro, no início do ano letivo serviu 2.361 refeições, mais 442 que no mesmo mês do ano letivo anterior.
Em janeiro atingiu as 4.394 refeições, mais 870 que no período homólogo. A manter-se o crescimento, a expectativa da escola é, até ao final do ano escolar, ultrapassar largamente as 27 mil refeições servidas no passado ano letivo.
Fonte: Lusa
Autor: Carlos Barroso