• pineiro
  • figoindia
  • montado
  • cabras
  • abelhas
  • porco
  • algarvias
  • mirtilo
  • castanha
  • abobora

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Formação de competências na área temática "A gestão do risco e da incerteza em Agricultura” para técnicos dos SAAF

26-09-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a AGRO.GES, organizam uma ação de formação com o tema "A gestão do risco e da incerteza em Agricultura". A formação é realizada na modalidade e-learning em formato webinar, no dia 17 de outubro das 14h00 às 18h00.

Ler mais

C05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos

14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.

Ler mais

EU CAP NETWORK procura especialistas em Agricultura, Silvicultura e Ciência

08-09-2023

A EU CAP NETWORK está à procura de especialistas, incluindo agricultores, silvicultores, consultores e cientistas, para participar em três novos Focus Groups da Rede CAP Europeia. Esses grupos vão explorar soluções inovadoras para desafios agrícolas e florestais e partilhar o seu conhecimento.

Ler mais

“Comer, beber e conviver à maneira portuguesa”

01-08-2023

A Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), produziu o documento “Comer, beber e conviver à maneira portuguesa”, com o objetivo de dar a conhecer a nossa gastronomia de base mediterrânica. A Dieta Mediterrânica, reconhecida pela UNESCO como património cultural e imaterial da humanidade, é o estilo de vida e o padrão alimentar que representa as características da alimentação em Portugal. Nesta publicação é explicado como é que a alimentação portuguesa combina prazer e saúde à mesa, são descritos alguns alimentos que têm um papel de destaque na alimentação “à portuguesa”, bem como formas de preparação culinária ...

Ler mais

Formação de competências nas áreas temáticas do SAAF: “Medidas de proteção contra as pragas dos vegetais”

19-07-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), organizam uma ação de formação com o tema " Medidas de proteção contra as pragas dos vegetais ".

Ler mais

AgriJovem 2023: Representação da Comissão Europeia quer sensibilizar jovens para oportunidades profissionais na agricultura

06-07-2023

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, organiza no dia 13 de outubro de 2023, em Lisboa, uma iniciativa dirigida a jovens estudantes com aspirações a desenvolverem uma atividade profissional no setor agrícola em Portugal. As candidaturas estão abertas a partir de hoje e até ao fim de julho de 2023.

Ler mais

Polo de Inovação do campus da Tapada da Ajuda – AGRI.Hub realiza a primeira reunião para impulsionar avanços no setor agrícola

15-06-2023

Reuniu no campus da Tapada da Ajuda, pela primeira vez, a Comissão Executiva do AGRI.Hub composta pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Instituto Superior de Agronomia (ISA) e NOVA Information Management School (NOVA IMS), para debater propostas e definir cronograma para a próxima fase do projeto. Na reunião também estiveram presentes alguns outros parceiros do projeto – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), Aromni e Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal (InovTechAgro).

Ler mais

Despacho estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores

19-04-2023

O Despacho n.º 4704/2023, de 19 de abril estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores para a formação profissional específica sectorial do Ministério da Agricultura e Alimentação (MAA), definindo a sua estrutura, funcionamento e procedimento de reconhecimento de formadores.

Ler mais

GPP divulga Orientações Técnicas e Caderno de Campo Único do PEPAC Portugal

04-04-2023

O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto Autoridade de Gestão Nacional do PEPAC em Portugal, disponibiliza as Orientações Técnica e o Caderno de Campo Único. Em matéria de Orientações Técnicas Gerais, foi dispoinibilizada a "Partilha de Dados", que contém informações complementares para aplicação do compromisso de Partilha de Dados, e o "Caderno de Campo Único", para registo de atividades, previsto nas intervenções regimes ecológicos e agroambientais.

Ler mais

Determinada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal

29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.

Ler mais

Fórum em Idanha-a-Nova debate sistemas alimentares sustentáveis

FISAS IdanhaEstá a decorrer em Idanha-a-Nova o Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis (FISAS) entre 17 e 21 de Julho. Na sessão de abertura, que decorreu ontem em Monsanto, a intervenção de José Graziano da Silva, Diretor-Geral da FAO na sua última visita a Portugal nestas funções, foi o momento alto.

Graziano da Silva disse que quando tomou posse na FAO havia um contexto muito mais favorável para o apoio do Brasil ao nível da CPLP mas que Portugal está a tomar este lugar, como “pátria-mãe” e agradeceu o esforço do Governo português no reconhecimento do Escritório da FAO de Lisboa e CPLP. Afirmou que a CPLP irá continuar a ser uma prioridade na próxima gestão tendo este assunto feito parte das suas preocupações no momento da passagem de testemunho para o novo diretor, recentemente eleito, Qu Dongyu, vice-Ministro da Agricultura da China.

O ainda Diretor-Geral da FAO alertou para o aumento da fome e da insegurança alimentar no mundo e a dificuldade em atingir os ODS da ONU, nomeadamente o segundo objetivo - Fome Zero -, que está a ser o mais difícil de atingir. "A fome continua a subir. As guerras, os conflitos, a crise climática e a crise económica" têm provocado o aumento das desigualdades e da fome no mundo. "Onde não há proteção social, quem não trabalha, não come. Existem 820 milhões de famintos no mundo. Mas o número de obesos é ainda maior. Existem 830 milhões de obesos. Dois extremos."

Para acabar com a fome já existem modelos e políticas públicas testadas. Sabemos como fazer, mas para combater a obesidade ainda não sabemos bem como fazer. O Chile está a dar passos muito interessantes, que nos podem conspirar para outros países.

Uma em cada nove pessoas passa fome e uma em cada quatro não sabe se tem que comer até ao final da semana. Isto é insegurança alimentar. A insegurança alimentar atinge 2 bilhões de pessoas.

Guerras, conflitos, inflação provocam aumento da insegurança alimentar. Há um enorme retrocesso.  Afirmou que esteve recentemente com António Guterres com quem conversou sobre estes problemas e que o Secretário-Geral da ONU considerou uma prioridade e irá propor a realização uma Cimeira sobre Insegurança Alimentar a realizar em 2021.

Como resolver este problema, como vamos produzir, que alimentos na base de um sistema sustentável? Há um trabalho que tem que ser feito com as escolas, com as universidades, e com os agricultores. Foi assim na "revolução verde".

"Não são boas notícias que vos trago”, refere o dirigente, “são motivos para lutar”. “A gente só perde quando não luta”. Foi assim que terminou a sua intervenção.

Nesta mesma sessão foi feita uma homenagem a José Graziano da Silva com a atribuição da Medalha de Honra da Agricultura de Portugal que lhe foi entregue por Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural. Foi lido o texto relativo à atribuição da Medalha que deixou Graziano da Silva visivelmente emocionado.

Ainda no decurso da sessão de abertura, Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova referiu a importância da Agroecologia na construção de sistemas alimentares sustentáveis e dietas saudáveis e o papel do professor José  Graziano da Silva no desenvolvimento de políticas públicas para a alimentação.

Trabalhou  como expansionista no Brasil sobre agroecologia. Preferiu que os grandes impérios agroalimentares têm colocado problemas ao mundo e afirmou o direito humano à alimentação saudável. Apresentou a Agroecologia como um conceito dinâmico, em construção que pode ser aplicado a diversas escalas e que pode ter um papel fundamental no desenvolvimento sustentável dos territórios.

Armindo Jacinto aproveitou a ocasião para saudar Miguel Freitas, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural e Francisco Sarmento, representante da FAO em Portugal. Disse ainda que a vigésima terceira feira raiana se transformou num espaço de cooperação global e que o compromisso de Idanha-a-Nova enquanto biorregião é um compromisso para o futuro. Defende que as boas práticas das biorregiões devem ser implementadas e divulgadas.

Enquanto representante da CONSAN CPLP, Júlia Alves, da ACTUAR, disse que Idanha-a-Nova é já uma referência na inovação e na criatividade. Uma palavra de apreço foi dirigida ao comité organizador e ao escritório da FAO em Lisboa. A ACTUAR em nome da sociedade civil, que muitas vezes provoca o poder político para mediadas que têm que ser alteradas. A associação iniciou a sua atividade há uma década e tem vindo a trabalhar nesta área. Rede da sociedade civil para a segurança alimentar e nutricional na CPLP. Na ção da sociedade civil impulsionou-se a elaboração de estratégias para a alimentação sustentável.

A humanidade está em perigo, pois a informação que chega é que começamos a morrer pelo que comemos, muitas vezes mal e em excesso. Devemos todos tomar consciência de mudar urgentemente o que comemos, como comemos, que poderá fazer toda a diferença para a mudança que se impõe. Pode ser o principal acto de cidadania.

A proposta e o estudo para o centro de competências da agricultura familiar da CPLP. Tem disso este o trabalho da ACTUAR e é assim que vamos continuar. Temos que ser criativos e resilientes. Construir políticas diferentes. A Dieta Mediterrânica está classificada como património mundial da Humanidade o que traz a Portugal uma responsabilidade acrescida. Ontem verificaram que temos tecnologia e vontade para transformar os sistemas alimentares.

Secretário de Estado da Agricultura de Angola, José Carlos Bettencourt, referiu a necessidade de mudar o sistema alimentar global. Só assim se poderão alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Falou dos efeitos das alterações climáticas que já se estão a sentir, nomeadamente em Moçambique. Congratula-se pelo estatuto do Gabinete da FAO em Portugal.

A Secretária de Estado de Cabo Verde valorizou este fórum para a elaboração de estratégias alimentares e para os ODS da ONU. Referiu problemas de carências específicas e subnutrição.  Fome, alterações climáticas, agricultura familiar e modos de produção sustentáveis. Precisamos aumentar a residência e adaptar às alterações climáticas.

O Secretário de Estado da Agricultura de Moçambique apresentou propostas para a mitigação das alterações climáticas, medidas de recuperação do solo medidas de controlo de circulação de animais e de material vegetativo, assim como programas compatíveis com os pequenos agricultores e produtores rurais,

A Ministra da Agricultura e Florestas da Guiné falou da oportunidade de paz e de estabilidade assentes em políticas públicas socialmente justas. O Governo encontra-se a trabalhar para a segurança e soberania alimentar e tem um plano de emergência para o setor agrícola. Considera que a Guiné-Bissau tem um enorme potencial agrícola e está disponível para integrar uma estratégia comum.

O representante de São Tomé e Príncipe congratulou a organização deste fórum pela escolha do lugar para a realização deste fórum. Valorizou o anúncio da criação de um Centro de Competências de Agroecologia da CPLP que sem o apoio da FAO seria impossível.

O Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis (FISAS) continua a decorrer até este domingo, 21 de julho.

PEPAC nacional peq

 

port agri160

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

 

 

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
15
16
17
18
23
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão EuropeiaCabecera presidencia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP