facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

C05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos

14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.

Ler mais

Campanha #MedFoodHeroes: ANP|WWF celebra produtos do Montado

MedFoodHeroesDurante o mês de junho, a ANP|WWF  e outras ONGs parceiras de cinco ecoregiões do Mediterrâneo promovem a Campanha #MedFoodHeroes, fomentando o apoio aos pequenos produtores que sustentam a Natureza e os produtos locais dessas regiões. Portugal escolheu o Montado, colocando a bolota, o azeite e os cogumelos em destaque.

A campanha #MedFoodHeroes, a decorrer de 15 a 27 de Junho e parte integrante do projeto @RootedEveryday, celebra a gastronomia rica que os países mediterrânicos como Portugal têm para oferecer e relembra que as frutas, legumes, leguminosas, azeite ou outros recursos mais recentes na gastronomia como a Bolota e os Cogumelos possuem um elevado valor nutricional, ajudam a combater doenças e fortalecem o nosso sistema imunitário, tão crucial nestes tempos.

Em #MedFoodHeroes pode conhecer as receitas e os produtos das 5 eco regiões do Mediterrâneo que integram a rede rootedeveryday.org/medfoodheroes

O que escolhemos para os nossos pratos pode mudar o mundo

A campanha é apoiada por chefs do Mediterrâneo que querem ver mais alimentos sustentáveis ​​produzidos localmente e menos desperdício nas cozinhas, em casa e nos restaurantes, como o Chef português Fábio Bernardino, que compartilha as suas receitas utilizando os cogumelos e a Bolota, um produto excecional em termos nutricionais que merece voltar a ter destaque nas nossas mesas.

Áreas de enorme importância ecológica como os Montados demostram como é possível um equilíbrio entre a biodiversidade e agricultura sustentável. Alfredo Sendim administra o Montado do Freixo do Meio como um "bem comum" dentro duma comunidade de produtores e consumidores que gere este bem seguindo os princípios da agroecologia, nos últimos 30 anos, e é embaixador do #MedFoodHeroes. 

“Na nossa agrofloresta o elemento central é a árvore e devíamos comer mais das árvores para termos abundância. O sobreiro, por exemplo, não precisa de água nem de adubo e durante 400 anos tem a capacidade de produzir muito alimento. Está adaptado ao nosso ecossistema e só temos de apanhar as bolotas do chão. Este fruto português não tem glúten e oferece-nos uma gordura saudável constituída por ácido oleico (Ómega 9). É azeite puro.” diz Alfredo. 

A Bolota é um dos recursos em destaque nesta campanha utilizada na herdade para farinha de pão, biscoitos e bolos, infusões, pastas para barrar, salsichas e até hambúrgueres. É nutricionalmente muito rica em proteínas, carbohidratos, gorduras, vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e sem glúten. As bolotas mais doces podem ser consumidas diretamente cruas, assadas ou cozidas. Talvez esteja na hora de experimentar algumas das receitas apresentadas na campanha.

Cozinhe connosco em Share A Dish Night

Junte-se aos amantes da comida e cozinhe ingredientes mediterrânicos sustentáveis ​​em deliciosas refeições e compartilhe as suas fotos, dicas de culinária e amor por boa comida durante o Share A Dish Night. Participe num dos nossos eventos on-line #MedFoodHeroes no Facebook ao vivo na sexta-feira 26 Junho e Instagram ao vivo no sábado, 27 de junho de 2020 @RootedEveryday.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
3
4
6
8
12
13
14
15
16
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP