pten
  • 3
  • 8
  • 14
  • 14
  • 4
  • 2
  • 5
  • 12
  • 9
  • 11
  • 13
  • 10
  • 12
  • 6
  • 1
  • 11
  • 13
  • 7
  • 15

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Conferência sobre o Futuro da Europa para dar voz aos cidadãos

22-06-2021

A União Europeia acabou de lançar um grande processo de participação cívica: a Conferência sobre o Futuro da Europa. Com esta iniciativa pretende-se dar, durante os próximos meses, a oportunidade aos cidadãos, com especial destaque aos jovens, de refletir sobre o futuro da Europa.

Ler mais

Conferência "Leading the Digital Europe"

19-05-2021

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia está a organizar, em parceria com a Comissão Europeia (CE), a conferência "Leading the Digital Decade".

Ler mais

Eco-regimes | Agricultura de conservação em Itália, estudo de caso - região da Apúlia

20-04-2021

A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural divulga diversos eco-regimes que têm sido testados nos diversos Estados-membros da União Europeia. Um dos exemplos divulgados "Agricultura de Conservação" foi desenvolvido na região da Apúlia em Itália, com o objetivo de melhorar a gestão do solo.

Ler mais

Consulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE

08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.

Ler mais

Obrigado e Boas Entradas em 2021

31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!

Ler mais

Plano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021

18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.

Ler mais

Webinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica

11-11-2020

O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.

Ler mais

Aprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC

21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.

Ler mais

Aprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030

13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.

Ler mais

Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020

09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma,  foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...

Ler mais

Conferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis

fs f2f f2f conference banner 600A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.

O evento proporcionou um fórum de discussão sobre os desafios e oportunidades relacionados com a transição para sistemas alimentares sustentáveis, bem como sobre possíveis outras áreas de intervenção.

As partes interessadas da cadeia de valor alimentar, entre elas, autoridades públicas, organizações internacionais e sociedade civil, bem como outros cidadãos e o público juntaram-se para debater e contribuir para a implementação da nova Estratégia Do Prado ao Prato, para um sistema alimentar justo, saudável e amigo do ambiente.

A conferência iniciou com a intervenção do Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia Frans Timmermans e pelos Comissários Europeus, Stella Kyriakides, responsável pela Saúde e Segurança Alimentar e Janusz Wojchiecowski, responsável pela Agricultura.

Entre os oradores no primeiro dia da conferência contam-se a Ministra Alemã da Agricultura Julia Klöckner e Agnes Kalibata, Enviada Especial para a Cimeira de Sistemas Alimentares da ONU 2021. Seguiu-se uma sessão plenária de alto nível com atores dos setores público e privado a trabalharem em conjunto para transformar os nossos sistemas alimentares.

O segundo dia começou com uma palestra inspiradora de Roberto Flore, diretor do DTU Skylab FoodLab, sobre a remodelação dos sistemas alimentares a partir da nossa própria cozinha e uma intervenção do Professor Klaus Grunert sobre as atitudes dos consumidores em relação aos sistemas alimentares sustentáveis.

Realizaram-se ainda quatro sessões sobre a construção do quadro legislativo da UE para sistemas alimentares sustentáveis, oportunidades económicas para os agricultores, ajudando os consumidores a escolher dietas saudáveis e soluções inovadoras para uma agricultura sustentável terminaram no resto da manhã. O evento foi encerrado pelos Comissários Kyriakides e Wojchiecowski.

Mais de 1000 interessados inscreveram-se e juntaram-se às discussões através da plataforma virtual do evento e milhares de utilizadores seguiram a transmissão em direto pela Internet.

Os participantes puderam ainda encontrar-se virtualmente com oradores e outros participantes na plataforma e mais de 80 sessões de networking virtual, ao longo dos dois dias.

Aceda às transmissões das palestras, através deste link.

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Website 

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
3
6
10
12
13
19
21
25
26
27
28

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
Presidencia UE PT21
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP