facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Publicação do Despacho n.º 6739/2024 - Delegação de competências do Ministro da Agricultura e Pescas

25-06-2024

O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Ferreira Fernandes, através do Despacho n.º 6739/2024, delegou competências no Secretário de Estado da Agricultura, na Secretária de Estado das Pescas e no Secretário de Estado das Florestas.

Ler mais

2023 destaca-se como o melhor ano para a participação portuguesa no Cluster 6 do Horizonte Europa

04-06-2024

O ano de 2023 destaca-se como o melhor ano para a participação portuguesa no Cluster 6 do Horizonte Europa, alcançando o maior número de projetos aprovados (80) e, sobretudo, o maior número de coordenações (9) e o maior montante de financiamento captado (51 milhões de euros), refletindo uma taxa de retorno financeiro superior a 3,5%.

Ler mais

Conselho Europeu dá luz verde a uma revisão específica da PAC

13-05-2024

O Conselho adotou hoje formalmente uma revisão específica de determinados atos de base da política agrícola comum (PAC). A revisão incide sobre determinados elementos do regulamento relativo aos planos estratégicos da PAC e do regulamento relativo ao financiamento, à gestão e ao acompanhamento da política agrícola comum (o "Regulamento Horizontal") e surge em resposta aos problemas encontrados durante o primeiro ano de aplicação da nova PAC. As regras atualizadas traduzem-se numa simplificação, na redução dos encargos administrativos e numa maior flexibilidade no cumprimento de determinadas ecocondicionalidades, assegurando simultaneamente um quadro previsível para os agricultores.Os agricultores poderão aplicar retroativamente algumas das novas regras ...

Ler mais

Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais: sete vencedores dos Países Baixos, Alemanha, Itália, Irlanda e Espanha

10-05-2024

No dia 7 de maio de 2024, realizou-se uma cerimónia de entrega de prémios no Estoril, Portugal, para anunciar os vencedores dos Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais. A cerimónia teve lugar durante a conferência da EU CAP Network “EIP-AGRI Grupos Operacionais: Inovação na prática”.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Resumo do 1.º Workshop do Projeto Europeu BovINE

BovINEO 1º Workshop do Projeto Europeu BovINE, decorreu online, no dia 30 outubro 2020.
A rede transeuropeia de apoio à produção de carne bovina, BovINE, destinada a enfrentar os desafios de sustentabilidade do setor, reuniu desta forma 176 participantes, na sua maioria produtores de bovinos de carne, que de uma forma muito enriquecedora e produtiva, discutiram as necessidades prioritárias que a produção enfrenta, ao nível dos quatro temas que o projeto contempla: resiliência socioeconómica; saúde e bem estar animal; eficiência da produção, qualidade da carne, e sustentabilidade ambiental.

O Workshop, organizado conjuntamente pelos parceiros do Bovine em Portugal, Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) e ACBM/Promert, mas sob a responsabilidade do coordenador da Rede Regional do Projeto Bovine em Portugal, o Eng.º José Pais, para além de ter como grande objetivo a identificação e discussão das necessidades prioritárias, como referimos, contou com a presença da Senhora Diretora da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Dr.ª Susana Pombo, que abriu este workshop, com a apresentação do Projeto BovINE por parte da Prof. Magda Aguiar Fontes da FMV da Universidade de Lisboa (ULisboa), coordenadora do parceiro FMV no Projeto Bovine, e com a comunicação subordinada ao tema “A sustentabilidade ambiental na produção de bovinos de carne em Portugal”, pelo Prof. Tiago Domingos do Instituto Superior Técnico da ULisboa e TerraPrima.

Após estas intervenções deu-se início à apresentação de Boas Práticas e Inovações identificadas para a produção de bovinos de carne durante este primeiro ano do projeto, sob a moderação do Eng.º José Pais. O Dr. João Diogo Ferreira apresentou a possibilidade de monitorização em tempo real, com efeitos ao nível da resiliência socio-económica, da eficiência produtiva, e da saúde e bem-estar de vacas parturientes e vitelos recém nascidos. O Eng.º Miguel Vacas de Carvalho apresentou a importância da agricultura regenerativa e a gestão holística do pastoreio na resiliência socioeconómica. Boas práticas como a quantificação do consumo alimentar residual (RFI) com particular ação ao nível da eficiência alimentar e da sustentabilidade ambiental e o uso do scanner de infravermelhos para o diagnóstico de problemas podais, ou a avaliação da qualidade do colostro; os sistemas de prevenção de dermatites; as ferramentas de gestão técnica e económicas disponíveis; os programas alimentares alternativos; os sistemas de precisão aplicados à zootecnia, e a cerca elétrica virtual, também algumas inovações ao nível da recria e acabamento de animais confinados, ou ao nível da redução da pegada de carbono pela incorporação de algas em planos alimentares, foram ainda sumariamente apresentadas pelo Eng.º José Pais. Por fim, o Prof. George Stilwell apresentou a inovação relativa ao uso da compressão torácica (Método de Madigan) em vitelos com síndrome de mau ajustamento neo-natal. Uma inovação que causou grande interesse e que parece ter efeito significativo na recuperação de vitelos recém-nascidos afetados por esta síndrome.

Note-se que todas as apresentações podem ser descarregadas por quem estiver interessado no link:

http://www.mertolenga.com/conteudo.php?idnoticia=319

Após esta primeira parte o Eng.º José Pais deu início à sessão de identificação e discussão das necessidades prioritárias na produção nacional de carne de bovino, tendo em conta o grande desafio de hoje de promover uma produção mais sustentável. Conseguiu-se gerar uma discussão verdadeiramente construtiva e que permitiu identificar uma série de necessidades prioritárias ao nível das diferentes áreas temáticas que o projeto BovINE contempla. Após compilação das anotações recolhidas sobre este assunto durante a sessão, será enviado a todos os atores da rede nacional informação sobre as necessidades prioritárias identificadas para o próximo ano.

A partir daqui há que identificar boas práticas validadas pelo rigor técnico e científico que assegurem a sustentabilidade, a aceitação e o futuro do sector da produção de carne de bovino, bem como inovações que possam dar resposta a estas necessidades.

Concluiu-se assim esta primeira iniciativa no âmbito da Rede Regional e do Projeto BovINE e que pensamos ter sido verdadeiramente importante ao permitir que num mesmo fórum se reunissem os vários atores da cadeia de valor de carne de bovino, mas em especial a produção, e, assim, identificar as principais necessidades que os produtores enfrentam neste futuro próximo.

Fonte: Nota de imprensa da ACBM - Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
6
7
8
9
10
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP