pten
  • 7
  • 5
  • 10
  • 2
  • 14
  • 14
  • 12
  • 3
  • 15
  • 4
  • 1
  • 11
  • 9
  • 11
  • 13
  • 12
  • 8
  • 6
  • 13

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Consulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE

08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.

Ler mais

Obrigado e Boas Entradas em 2021

31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!

Ler mais

Plano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021

18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.

Ler mais

Conferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis

21-10-2020

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.

Ler mais

Aprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC

21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.

Ler mais

Aprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030

13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.

Ler mais

Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020

09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma,  foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...

Ler mais

Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30

11-09-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.  

Ler mais

Comissão Europeia lança consulta pública sobre visão a longo prazo para as zonas rurais

08-09-2020

A Comissão Europeia lança hoje uma consulta pública sobre a sua nova iniciativa: uma visão a longo prazo para as zonas rurais. O objetivo desta consulta é recolher pontos de vista acerca das oportunidades e desafios atuais nas zonas rurais, das aspirações destas zonas e das ações necessárias para as concretizar.

Ler mais

Disponível nova edição da revista "emRede" sobre Inovação Territorial em Espaços Rurais

30-06-2020

Já se encontra disponível em formato digital o nº 10 da revista "emRede" com o tema da "Inovação Territorial em Espaços Rurais". Nesta publicação editada pela Rede Rural Nacional um conjunto de especialistas convidados fazem uma reflexão sobre o conceito de "inovação", conceito que vai muito para além da dimensão tecnológica e da vertente empresarial, e que se apoia numa diversidade de recursos e de formas de conhecimento.

Ler mais

Webinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica

DM webinar 30out O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.

O webinar pretendeu demonstrar a relevância que a DM assume já no Algarve, na promoção e desenvolvimento sustentável, contribuindo também para a sua coesão, tendo sido também apresentados alguns exemplos de boas práticas.

A Presidente de Câmara Municipal Tavira, Ana Paula Martins presidiu à sessão de abertura, numa intervenção centrada na realidade de Tavira, comunidade portuguesa representativa da DM. Seguidamente, Custódia Correia, da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) apresentou os projetos em curso “Salvaguarda da Dieta Mediterrânica para a promoção de um estilo de vida saudável e modelo de sociedade sustentável” e “Territorial MED” promovidos pelo Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM).

Ana de Freitas, Vice-reitora e coordenadora do Grupo de Trabalho para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica da Universidade do Algarve, centrou a sua comunicação na importância da dieta mediterrânica, falando sobre a experiência no Algarve na preparação e implementação de um plano de salvaguarda da DM. Também Francisco Serra, presidente cessante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), destacou a dinâmica de colaboração entre sectores e o trabalho já realizado no Algarve, nomeadamente no âmbito do Conselho Regional da Dieta Mediterrânica, presidida pela CCDR Algarve.

Outras entidades com responsabilidade na promoção e salvaguarda da DM apresentaram também as suas perspetivas sobre a Dieta Mediterrânica, bem como o trabalho desenvolvido, no Turismo (João Fernandes, Presidente da Região de Turismo do Algarve), na Cultura (Adriana Freire Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve), na Saúde (Teresa Sancho, Administração Regional de Saúde do Algarve), e na Agricultura e Pescas, Pedro Valadas Monteiro (Presidente da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve).

Na segunda parte da sessão foram apresentados exemplos de boas práticas. A Associação In Loco apresentou os projetos “Prato Certo”, por Artur Gregório, e “Rota da Dieta Mediterrânica”, por Arlete Rodrigues. Nuno Alves, da Empresa Grandcarob, falou sobre o desenvolvimento de “Produtos Alimentares à base de alfarroba”.

Esta sessão realizou-se no âmbito do Projeto “Salvaguarda da Dieta Mediterrânica para a promoção de um estilo de vida saudável e modelo de sociedade sustentável”, financiado pelo PDR 2020.

Além deste webinar, está ainda prevista a realização de um conjunto de sessões de trabalho (online), nas regiões do Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Norte, para identificação das principais ações a adotar para promover a salvaguarda e valorização da DM enquanto contributo para uma estratégia de desenvolvimento sustentável e inclusivo.

De salientar que a “dieta mediterrânica” enquanto padrão alimentar é reconhecida pela comunidade científica e pela Organização Mundial de Saúde como uma “dieta saudável e sustentável”. Em 2013, foi reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade e, nesse sentido, importa preservá-la e valorizá-la.

Este projeto pretende, assim, contribuir para a articulação dos diversos atores de cada região, implicados nesta temática, para que, à semelhança do que já se verifica no Algarve, se possa fomentar o conhecimento, a salvaguarda e a valorização de toda a diversidade cultural e natural como recurso potenciador do desenvolvimento regional, com base num referencial onde se definam os parâmetros que se enquadram no conceito de DM.

Assista ao webinar aqui.

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

Alimente quem o alimenta

 

Website 

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
4
5
8
9
10
11
12
17
18
19
20
22
23
24
25

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
Presidencia UE PT21
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP