facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Site do PEPAC no Continente já está disponível

07-06-2024

O site do PEPAC (Plano Estratégico da Política Agrícola Comum) no Continente já está disponível no endereço pepacc.pt. Neste portal pode conhecer as oportunidades de financiamento que o PEPAC no Continente disponibiliza e saber mais sobre os Fundos Europeus Agrícolas no Continente.

Ler mais

2023 destaca-se como o melhor ano para a participação portuguesa no Cluster 6 do Horizonte Europa

04-06-2024

O ano de 2023 destaca-se como o melhor ano para a participação portuguesa no Cluster 6 do Horizonte Europa, alcançando o maior número de projetos aprovados (80) e, sobretudo, o maior número de coordenações (9) e o maior montante de financiamento captado (51 milhões de euros), refletindo uma taxa de retorno financeiro superior a 3,5%.

Ler mais

Conselho Europeu dá luz verde a uma revisão específica da PAC

13-05-2024

O Conselho adotou hoje formalmente uma revisão específica de determinados atos de base da política agrícola comum (PAC). A revisão incide sobre determinados elementos do regulamento relativo aos planos estratégicos da PAC e do regulamento relativo ao financiamento, à gestão e ao acompanhamento da política agrícola comum (o "Regulamento Horizontal") e surge em resposta aos problemas encontrados durante o primeiro ano de aplicação da nova PAC. As regras atualizadas traduzem-se numa simplificação, na redução dos encargos administrativos e numa maior flexibilidade no cumprimento de determinadas ecocondicionalidades, assegurando simultaneamente um quadro previsível para os agricultores.Os agricultores poderão aplicar retroativamente algumas das novas regras ...

Ler mais

Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais: sete vencedores dos Países Baixos, Alemanha, Itália, Irlanda e Espanha

10-05-2024

No dia 7 de maio de 2024, realizou-se uma cerimónia de entrega de prémios no Estoril, Portugal, para anunciar os vencedores dos Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais. A cerimónia teve lugar durante a conferência da EU CAP Network “EIP-AGRI Grupos Operacionais: Inovação na prática”.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Inteligência artificial e sistemas de suporte à decisão vão projetar a assistência agronómica para outros patamares

bayer crop scienceO webinar “O papel do aconselhamento agronómico em Portugal. Como é que os métodos evoluíram?”, organizado pela Bayer Crop Science, teve moderação do diretor da Revista Voz do Campo e contou com a participação de Miguel Leão, investigador do INIAV, Bárbara Corte-Real, CEO do Grupo Novagril e ainda Jorge Matias, do departamento de Market Devellopement da Bayer Crop Science.

No passado dia 9 de novembro a Bayer Crop Science lançou a sua página de Facebook em Portugal, com objetivo de oferecer conteúdos atuais e relevantes para o setor agrícola e agroalimentar, assim como transmitir diretamente novidades e fazer lançamento de soluções para o setor agrícola português.

O lançamento foi acompanhado de um conjunto de sessões online ao longo de todo o mês, envolvendo especialistas e meios de comunicação do setor, como a Voz do Campo, cujo diretor, Paulo Gomes, foi responsável pela moderação do segundo webinar do ciclo, intitulado “O papel do aconselhamento agronómico em Portugal. Como é que os métodos evoluíram? No webinar, em formato de mesa redonda, participou Miguel Leão, investigador do INIAV na área das pomóideas na Estação Nacional de Fruticultura Vieira de Natividade, em Alcobaça, mas cuja atividade profissional passou no início pela assistência técnica aos produtores em parceria com empresas, associações (…); Bárbara Corte-Real, CEO do Grupo Novagril que se dedica à distribuição de produtos fitossanitários para agricultura e participou enquanto representante da Liscampo, uma das empresas do Grupo e que distribui produtos da Bayer Crop Science desde início e ainda Jorge Matias, do departamento de Market Devellopement da Bayer Crop Science, logo, diretamente ligado ao aconselhamento agronómico.

Os três participantes são unânimes em considerar que houve uma enorme evolução no aconselhamento prestado à agricultura portuguesa, mas Miguel Leão ressalva que é necessário analisar essa evolução em paralelo com os referenciais que foram entrando em vigor. Aponta como marcante a década de 90, com a introdução das medidas agroambientais e a figura do técnico responsável pelo aconselhamento, que ajudou os agricultores a evoluírem para proteção integrada e a cumprirem normas dos referenciais de segurança alimentar. Em seu entender, em duas décadas passámos de uma situação em que o produtor tinha um apoio muito reduzido, para uma situação em que o aconselhamento faz parte do dia a dia das explorações – seja pelas associações, pelos consultores particulares ou mesmos pelos próprios revendedores.

Do ponto de vista da distribuição, Bárbara Corte-Real assinala dois níveis, o dos grandes agricultores, com um nível de profissionalismo e conhecimento relativamente elevado, dispostos a investir em ferramentas como a digitalização e a teledeteção, e depois o aconselhamento ao nível das lojas – balcões de revenda – onde o papel do operador é ainda muito importante.

Há a preocupação de ir adotando novas tecnologias e práticas, com Bárbara Corte-Real a reforçar que, do conhecimento que tem, o agricultor está disposto a pagar pela “digitalização”

Jorge Matias trouxe ainda outro dado à discussão, o papel da internet. As empresas, antes muito focadas em formações, demonstrações (…), passaram a ter mais um canal, o site, onde ía sendo disponibilizada muita informação. Entretanto a internet ganhou um peso enorme e hoje existem inúmeros canais de comunicação (digitais) que estão a fazer mudar a forma como o aconselhamento pode ser feito, com formas mais acessíveis e rápidas de transferir conhecimento. Miguel Leão afirma que há vários modelos que devem ser destacados e aponta por exemplo, ao nível do fogo bacteriano, uma plataforma, com modelos em análise, que emite um aviso para os produtores quando existem níveis de risco elevado, de forma a poderem precaver-se relativamente a esse mesmo risco. Não tem dúvidas que a inteligência artificial e os sistemas de suporte à decisão vão projetar a assistência agronómica para outros patamares. Mas, não deixa de sublinhar que a verdadeira essência da assistência agronómica não dispensa a visita ao terreno, o que Bárbara Corte-Real subscreve, embora reconhecendo que é inegável a utilização dos canais digitais nestes processos.

Notícia publicada pela revista Voz do Campo.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
8
15
16
17
20
21
23
24
25
26
28
29
30

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP