pten
  • 13
  • 15
  • 1
  • 14
  • 12
  • 3
  • 10
  • 11
  • 9
  • 2
  • 5
  • 14
  • 4
  • 6
  • 7
  • 12
  • 11
  • 13
  • 8

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Consulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE

08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.

Ler mais

Obrigado e Boas Entradas em 2021

31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!

Ler mais

Plano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021

18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.

Ler mais

Webinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica

11-11-2020

O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.

Ler mais

Conferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis

21-10-2020

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.

Ler mais

Aprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC

21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.

Ler mais

Aprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030

13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.

Ler mais

Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020

09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma,  foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...

Ler mais

Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30

11-09-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.  

Ler mais

Comissão Europeia lança consulta pública sobre visão a longo prazo para as zonas rurais

08-09-2020

A Comissão Europeia lança hoje uma consulta pública sobre a sua nova iniciativa: uma visão a longo prazo para as zonas rurais. O objetivo desta consulta é recolher pontos de vista acerca das oportunidades e desafios atuais nas zonas rurais, das aspirações destas zonas e das ações necessárias para as concretizar.

Ler mais

Investigação para o Comité AGRI: O desafio do abandono da terra após 2020 e opções para as medidas de mitigação

AGRI abandono terrasO Think Thank do Parlamento Europeu publicou o estudo "O desafio do abandono da terra após 2020 e opções para as medidas de mitigação" ("The challenge of land abandonment after 2020 and options for mitigating measures) que examina o fenómeno do abandono das terras, as suas consequências e opções de mitigação.

Utilizando dados quantitativos, o documento fornece uma visão geral da possível evolução futura do abandono de terras na UE até 2030, da sua evolução histórica e do estado da atual situação.

Com base em investigação documental e estudos de caso, este projeto de investigação efetua uma análise dos motivos e efeitos do fenómeno, pondera ações de mitigação a serem implementadas através das políticas da UE, nomeadamente através da PAC, e traça diferentes cenários sobre mudanças no uso da terra, considerando variáveis como as alterações climáticas, a globalização dos mercados e uma grande crise sanitária.

Principais conculsões do Estudo:

- Cerca de 30% (cerca de 56 milhões de ha) das superfícies agrícolas na UE estão abaixo de pelo menos um risco moderado de abandono de terras. O abandono efetivo de terras agrícolas na UE-27 poderá totalizar 5 milhões de ha até 2030, ou 2,9 % dos atuais Área agrícola utilizada (UAA): 173 milhões de ha.

- O abandono das terras é um fenómeno local com um conjunto complexo de motivos, envolvendo aspetos bio-físicos, agrícolas, estruturais, de mercado, regionais, institucionais e factores políticos. As questões de gestão e adaptação estrutural são as principais razões para este fenómeno.

- Os efeitos nocivos do abandono da terra podem ameaçar o futuro dos habitats semi-naturais. No entanto, em condições específicas e em certas fases do processo de abandono, podem ser observados resultados benéficos.

- Embora os instrumentos de política da PAC possam ajudar a mitigar o abandono das terras, o seu impacto nas alterações ao uso do solo, a concentração da produção, e as tendências de abandono, diferem entre tipos de explorações agrícolas e grupos de produção.

- As atuais tendências de abandono de terras serão agravadas por fatores externos (alterações climáticas, globalização, crises sanitárias). Entre os principais instrumentos políticos para minimizar a o impacto do abandono das terras inclui a melhoria das condições da produção agrícola, adaptação às zonas com limitações naturais, silvicultura, e medidas ambientais, bem como apoio às comunidades rurais.

Consulte o Estudo: Research for AGRI Committee - The challenge of land abandonment after 2020 and options for mitigating measures.

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

Alimente quem o alimenta

 

Website 

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
4
5
8
9
10
11
12
17
18
19
20
22
23
24
25

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
Presidencia UE PT21
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP