pten
  • 11
  • 11
  • 4
  • 13
  • 14
  • 14
  • 15
  • 1
  • 9
  • 13
  • 7
  • 3
  • 12
  • 2
  • 6
  • 5
  • 8
  • 12
  • 10

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº50 Abril 2021

13-04-2021

A Rede Rural Nacional publicou a mais recente Folha Informativa "PEI-AGRI" com o nº 50, do mês de abril, com divulgação de notícias, iniciativas e projetos relevantes no âmbito do Tema da "Inovação".

Ler mais

Consulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE

08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.

Ler mais

Obrigado e Boas Entradas em 2021

31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!

Ler mais

Plano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021

18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.

Ler mais

Webinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica

11-11-2020

O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.

Ler mais

Conferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis

21-10-2020

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.

Ler mais

Aprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC

21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.

Ler mais

Aprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030

13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.

Ler mais

Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020

09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma,  foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...

Ler mais

Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30

11-09-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.  

Ler mais

Farm2Fork_Digital Innovation Hub: Consórcio ambiciona um futuro digital, inteligente e sustentável para toda a cadeia agroalimentar

digit agriUm consórcio de 11 entidades submeteu uma candidatura à Rede de Polos de Inovação Digital – da responsabilidade da Portugal Digital, Direção-Geral das Atividades Económicas, IAPMEI e ANI – para a criação de um Pólo de Inovação Digital em Portugal, designado FARM2FORK_DIH. 

Este consórcio pretende ser um ecossistema de inovação dirigido aos setores agrícolas e agroalimentar portugueses que visa desenvolver, testar e demonstrar soluções assentes em tecnologia digital avançada, com vista à sua aplicação em ambiente empresarial real com impactos efetivos na eficiência, produtividade e valor de toda a cadeia produtiva.

O consórcio responsável por esta candidatura conta com a credibilidade e competência e comprovada capacidade de realização de 11 entidades nos setores agrícolas e agroalimentar em Portugal: CAP, FIPA, APED, COTEC, PortugalFoods, Colab4Food, ISEL, AROMNI, INL, Beta-i e AgrogrinTech, em parceria com Portugal Ventures através do programa Ignition Partners.

O FARM2FORK_DIH representa uma abordagem 360º à modernização e digitalização destes setores, com uma proposta sólida, coerente, estratégica e dinâmica. Este projeto pretende produzir a mudança necessária em toda a cadeia de valor agroalimentar – da produção agrícola, à indústria agroalimentar e à distribuição – através da atuação junto do tecido empresarial das diversas fileiras agrícolas e agroalimentares possibilitando a necessária digitalização que permitirá às empresas e demais operadores uma atividade mais eficiente, mais sustentável e mais adequada aos desafios globais.

Entre outras atividades, o FARM2FORK_DIH, pretende oferecer soluções digitais adaptadas à realidade e necessidades dos sectores em referência, com elevado potencial de comercialização no mercado, apoiar as empresas na procura de investimento para a sua digitalização, com recurso às ferramentas de rating de inovação da COTEC e formar e capacitar os recursos humanos das empresas agrícolas, agroalimentar e distribuição para a o mundo digital e as suas ferramentas.

Ainda, enquanto polo diversificado e com valências transversais e diferenciadas, que agregam todas as atividades económicas envolvidas nestes setores, o FARM2FORK_DIH assume-se como uma rede de contacto global onde necessidade e solução se encontram. De acordo com Luis Mira, Secretário-Geral da CAP, “o polo funcionará como ponto de encontro de fornecedores e potenciais clientes-utilizadores dos sectores agrícolas e agroalimentares que, beneficiando da digitalização da cadeia de valor, poderão colaborar no desenvolvimento de novas soluções úteis e concretas que respondem a necessidades reais das empresas. A abordagem verdadeiramente integrada que este consórcio apresenta é diferenciadora, meritória e transformadora, motivos que nos levam a acreditar que merecerá o respetivo apoio e financiamento.”

O FARM2FORK_DIH pretende assim estimular o esforço colaborativo e de cocriação em domínios tecnológicos avançados, contribuindo também para concretizar o potencial tecnológico digital nacional.

Estabelecendo como premissa a identificação e execução do que é prioritário, assim como o controlo rigoroso de todos os passos do processo e dos resultados obtidos nas empresas utilizadoras, a missão do Farm2Fork_DIH estabelece como prioritária a digitalização das pessoas e das empresas numa ótica dinâmica e estratégica que envolve toda a cadeia de valor alimentar, desde o prado ao prato.

O projeto FARM2FORK_DIH enquadra-se no compromisso assumido em 2019, quando 25 países europeus assumiram a digitalização da agricultura e áreas rurais europeias como prioridade e assinaram uma declaração de cooperação sobre “Um futuro digital inteligente e sustentável para a agricultura e áreas rurais europeias”, que visa, entre outros instrumentos, o estabelecimento de uma infraestrutura de inovação – os Digital Innovation Hub (Polos de Inovação Digital) – que se materializa numa cooperação entre vários parceiros para fomentar e implementar a digitalização das empresas e utilizadores.

Fonte: Agroportal

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

Alimente quem o alimenta

 

Website 

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
4
5
8
9
10
11
12
17
18
20
23
24
25

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
Presidencia UE PT21
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP