facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Publicação do Despacho n.º 7821/2024 - Grupo de trabalho para elaborar uma nova estratégia nacional para a gestão da água designada «Água que Une»

16-07-2024

O Governo português anunciou a criação do Grupo de Trabalho “Água que Une”, com o objetivo de desenvolver uma estratégia de planeamento da água que promova a sustentabilidade dos recursos hídricos, garantindo o abastecimento de água e a viabilidade dos setores económicos.

Ler mais

Publicação do Despacho n.º 6739/2024 - Delegação de competências do Ministro da Agricultura e Pescas

25-06-2024

O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Ferreira Fernandes, através do Despacho n.º 6739/2024, delegou competências no Secretário de Estado da Agricultura, na Secretária de Estado das Pescas e no Secretário de Estado das Florestas.

Ler mais

2023 destaca-se como o melhor ano para a participação portuguesa no Cluster 6 do Horizonte Europa

04-06-2024

O ano de 2023 destaca-se como o melhor ano para a participação portuguesa no Cluster 6 do Horizonte Europa, alcançando o maior número de projetos aprovados (80) e, sobretudo, o maior número de coordenações (9) e o maior montante de financiamento captado (51 milhões de euros), refletindo uma taxa de retorno financeiro superior a 3,5%.

Ler mais

Conselho Europeu dá luz verde a uma revisão específica da PAC

13-05-2024

O Conselho adotou hoje formalmente uma revisão específica de determinados atos de base da política agrícola comum (PAC). A revisão incide sobre determinados elementos do regulamento relativo aos planos estratégicos da PAC e do regulamento relativo ao financiamento, à gestão e ao acompanhamento da política agrícola comum (o "Regulamento Horizontal") e surge em resposta aos problemas encontrados durante o primeiro ano de aplicação da nova PAC. As regras atualizadas traduzem-se numa simplificação, na redução dos encargos administrativos e numa maior flexibilidade no cumprimento de determinadas ecocondicionalidades, assegurando simultaneamente um quadro previsível para os agricultores.Os agricultores poderão aplicar retroativamente algumas das novas regras ...

Ler mais

Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais: sete vencedores dos Países Baixos, Alemanha, Itália, Irlanda e Espanha

10-05-2024

No dia 7 de maio de 2024, realizou-se uma cerimónia de entrega de prémios no Estoril, Portugal, para anunciar os vencedores dos Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024 para Grupos Operacionais. A cerimónia teve lugar durante a conferência da EU CAP Network “EIP-AGRI Grupos Operacionais: Inovação na prática”.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Inovação rural: desenvolvimento de soluções reais para áreas rurais inteligentes e resilientes na Europa

ruralinov EUQuase um terço dos europeus vive em áreas rurais, que representam mais de três quartos da área total da União Europeia (UE). Estas áreas contribuem fortemente para a cultura e as sociedades europeias e são um cenário-chave na luta contra as alterações climáticas e para uma melhor gestão dos recursos. Este pacote de resultados CORDIS apresenta nove projetos financiados pela UE que têm trabalhado arduamente para fomentar o potencial de inovação rural e contribuir positivamente para a visão de longo prazo da UE para as áreas rurais.

Embora as cidades e outras áreas urbanas sejam muitas vezes apontadas como bastiões da inovação e as áreas rurais sejam relegadas para segundo plano, isso está longe da verdade. O potencial para inovação rural é alto e é alimentado por uma forte base de recursos naturais e espírito comunitário, um uso inteligente de conhecimento tácito e o uso de cooperação e inovação social para superar barreiras, como infra-estrutura e serviços mais fracos.

As zonas rurais desempenham um papel fundamental para garantir a gestão dos recursos naturais, bem como atenuar os efeitos das alterações climáticas e, em última análise, permitir a transição para uma Europa verdadeiramente verde e sustentável. Para que a população rural desempenhe seu papel, as comunidades rurais devem ser inteligentes e resilientes, bem como lugares atraentes para viver, trabalhar e visitar.

Desafios enfrentados pelas áreas rurais

As áreas rurais de muitos países europeus sofreram um declínio populacional nas últimas décadas, à medida que os jovens se mudam para as cidades em busca de educação, emprego e oportunidades culturais. Como resultado, aqueles que optam por permanecer em áreas rurais frequentemente têm que lidar com menos oportunidades econômicas, menor renda, escassos serviços básicos e uma exclusão digital que tende a aumentar as desigualdades.

A COVID-19 também trouxe uma nova luz sobre as vulnerabilidades e interdependências das comunidades rurais e urbanas, visto que há muitos casos de moradores de cidades retornando às regiões rurais, bem como uma maior valorização por ter mais espaço e ambientes mais naturais. Além disso, as comunidades rurais continuaram a ajudar durante a crise, mantendo uma oferta de bens e serviços essenciais, como alimentação e espaços de recreação locais, para todos os cidadãos.

As áreas rurais também enfrentaram grandes dificuldades, incluindo menos possibilidades de teletrabalho, conexões online precárias que dificultam o ensino doméstico das crianças e pressão ainda maior sobre seus serviços básicos já sobrecarregados, incluindo saúde. Embora as áreas rurais possam se beneficiar da contra-migração e de mais alimentos e turismo locais, é difícil prever se essa tendência continuará e se não será mais suficiente para garantir que as áreas rurais atinjam seu verdadeiro potencial.

Ênfase europeia na inovação rural

É aqui que entra em jogo o plano da Comissão Europeia para o desenvolvimento de uma visão rural a longo prazo (visão rural da UE), que foi oficialmente proposto em julho de 2019 (no âmbito das seguintes prioridades principais da Comissão) e cujo processo de consulta foi lançado no verão de 2020. O seu objetivo é mobilizar os decisores políticos, os atores rurais e os cidadãos de forma mais ampla, para os encorajar a encetar um diálogo sobre o futuro das zonas rurais da Europa e o lugar que ocupam na nossa sociedade.

O objetivo final será fornecer uma visão holística até 2040 que permita o desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras, inclusivas e sustentáveis ​​sob medida para as regiões rurais à luz da crise climática, a transformação digital em curso e a recuperação da pandemia de COVID-19.

O importante papel da investigação financiada pela UE

Muitos projetos financiados pela UE ao abrigo do programa Horizonte 2020 já têm aplicado as suas competências e experiência para resolver os problemas que as zonas rurais enfrentam, descritos nas linhas anteriores, e aumentar o seu potencial para aproveitar oportunidades e contribuir para o futuro da Europa. Obviamente, mais projetos seguirão os seus passos graças à criação do próximo programa de investigação e inovação da UE: Horizon Europe. Juntos, todos os seus resultados contribuirão para cumprir as ambições que serão delineadas na visão da UE para as zonas rurais da Comissão.

Por exemplo, o projeto LIVERUR criou um conjunto abrangente de ferramentas para ajudar as empresas rurais a projetar modelos de negócios sustentáveis ​​e inovadores que contribuem para uma economia circular e são adaptados às suas circunstâncias particulares, além de fornecer uma plataforma online para que possam interagir mais facilmente um com o outro. Depois, há o projeto RUBIZMO, que tem trabalhado para apoiar pioneiros de sucesso de três setores diferentes (alimentos, cadeias de valor de bioprodutos e serviços ecossistêmicos) e, assim, forneceu modelos para liderar pelo exemplo e capacitar um maior crescimento nas regiões rurais.

Enquanto isso, o projeto SIMRA tem enfatizado a inovação social como uma forma de revitalizar áreas rurais degradadas, ROBUST tem desenhado trajetórias para melhorar as sinergias na governança de comunidades urbanas e rurais, e a SALSA iniciou um estudo detalhado de pequenas propriedades e empresas alimentícias. Todos estes projetos visam fornecer recomendações detalhadas e baseadas em evidências para impulsionar as economias rurais e o bem-estar da Europa.

Finalmente, este Pacote de Resultados também inclui dois projetos muito mais recentes que ainda não amadureceram: o projeto IMAJINE, que visa desenvolver novos mecanismos de integração política para enfrentar as desigualdades territoriais na UE, e o projeto NEWBIE, que irá promover modelos de negócios inovadores para novos participantes para aumentar a inovação, a resiliência e o espírito empresarial na agricultura europeia.

Fonte: CORDIS.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
6
7
8
9
10
13
14
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP