pten
  • 15
  • 4
  • 2
  • 12
  • 5
  • 12
  • 11
  • 8
  • 1
  • 3
  • 14
  • 10
  • 9
  • 13
  • 11
  • 7
  • 13
  • 14
  • 6

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Eco-regimes | Agricultura de conservação em Itália, estudo de caso - região da Apúlia

20-04-2021

A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural divulga diversos eco-regimes que têm sido testados nos diversos Estados-membros da União Europeia. Um dos exemplos divulgados "Agricultura de Conservação" foi desenvolvido na região da Apúlia em Itália, com o objetivo de melhorar a gestão do solo.

Ler mais

Consulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE

08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.

Ler mais

Obrigado e Boas Entradas em 2021

31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!

Ler mais

Plano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021

18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.

Ler mais

Webinar junta parceiros para discutir Dieta Mediterrânica

11-11-2020

O Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e a Câmara Municipal de Tavira (CMT), em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo, organizaram, no dia 30 de outubro, uma sessão de divulgação online sobre o potencial da Dieta Mediterrânica (DM) na promoção da coesão e desenvolvimento sustentável dos territórios.

Ler mais

Conferência "Do Prado ao Prato" debate sistemas alimentares sustentáveis

21-10-2020

A Conferência Do Prado ao Prato - Construir em conjunto sistemas alimentares sustentáveis (Farm to Fork Conference - Building sustainable food systems together) realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de outubro de 2020 e tratou-se de um encontro anual de entidades europeias interessadas em ajudar a construir o caminho da UE para sistemas alimentares mais sustentáveis.

Ler mais

Aprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC

21-10-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda negocial entre os 27 Estados Membros, foi alcançado um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação.

Ler mais

Aprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030

13-10-2020

Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.

Ler mais

Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020

09-10-2020

O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma,  foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para ...

Ler mais

Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30

11-09-2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.  

Ler mais

V21 Rural cria rede de apoio para ajudar empreendedores na implementação dos negócios

V21 RuralJá arrancou a última fase do programa V21 Rural. Chama-se “cooperação e estágio” e conta com 12 empreendedores. A oportunidade é única. Os participantes vão receber capacitação, acompanhamento individual, integrar visitas de campo e ainda ingressar num estágio. Tudo isto de forma gratuita. A iniciativa é da Vissaium XXI e do Município de Viseu que tem vindo a apostar em boas ideias de negócio. Assim, na implementação dos seus negócios, os empreendedores têm, neste programa, uma rede de apoio para seguir em frente.

“Será um passo muito importante poder conhecer a realidade das empresas”

Daniel Oliveira é um dos empreendedores inscritos. Está no V21 Rural desde o início e os resultados começam a surgir. “Do programa faço um balanço muito positivo. Tenho ainda muito aspetos a melhorar, mas sinto que o meu plano de negócios está muito melhor. É muito importante perceber por onde começar e pensar numa série de aspetos que nunca me teriam passado pela cabeça”. Nesta que é a terceira e última fase o empreendedor não poderia estar mais entusiasmado. “Será um passo muito importante poder conhecer a realidade das empresas e perceber no terreno como é que lidam com determinados problemas. Será excelente estar em contacto com outros empreendedores, que, nesta fase, no seu negócio, vão mais à frente do que nós”.

“Conhecer melhor o que de bom se está a fazer será fundamental para encurtar erros”

Carolina Oliveira chega agora ao programa, depois de vencer um prémio de empreendedorismo, recebeu este prémio de incubação. “Conhecer melhor o que de bom se está a fazer na área rural, desde agricultura, turismo artesanato a animação será fundamental para encurtar erros”. Além disso, como acrescenta, esta vertente muito prática é também uma mais valia para “criar parceiros e trabalhar em rede para se criarem ofertas mais completas e atrativas”. Na fase inicial de implementação do seu negócio, todo o apoio é fundamental. Como defende a empreendedora: “Este apoio de assessoria, termos uma visão externa é muito importante para validar conceitos e apurar a oferta que se está a fazer, além disso, faz também toda a diferença na motivação”.

Experimentar: a melhor forma de aprender

Nesta fase todos os empreendedores têm já um plano de negócios estruturando e têm agora a oportunidade de pôr à prova a sua ideia. Através de um acompanhamento personalizado, os empreendedores vão garantir que o seu projeto tem tudo o que precisa para sair do papel. Será assim constituída uma rede de apoio ao promotor na implementação do seu plano de negócios que contará também com partilha de conhecimentos e experiências entre todos os participantes.

As sessões de capacitação vão continuar, para que os empreendedores tenham todas as ferramentas necessárias para gerir a sua empresa. Forma jurídica das empresas, questões fiscais, noções básicas de contabilidade e conceitos financeiros, planeamento e controlo de custos, técnicas de negociação e angariação de clientes, gestão de tempo e produtividade pessoal, certificações e práticas ambientais e sustentabilidade como fator de diferenciação turística. Estes são os temas centrais a serem ministrados.

Nesta fase os empreendedores vão ao terreno conhecer empresas de sucesso e boas práticas. Nada melhor do que aprender com aqueles que, em tempos, também como eles, tinham apenas um projeto no papel.

Mas há mais. Todos os empreendedores vão, ainda, ingressar num estágio. Aí vão perceber os desafios diários de uma empresa e testar todos os seus conhecimentos.
O V21 Rural - Empreendedorismo e Negócios em Meio Rural - é um inovador programa de capacitação. A iniciativa começou em setembro de 2020, com a “Oficina do Empreendedor”. Com a duração de cinco dias foi aberta a todos os que queriam testar a sua veia empreendedora. Seguiu-se o “Plano de Negócios”, onde os empreendedores tiveram todo o apoio para estruturar a sua ideia. Concluíram esta fase 10 empreendedores, muitos dos quais avançaram para esta terceira e última fase. Com uma rede de apoio e uma forte capacitação teórico-prática, os empreendedores terão, assim, todo o apoio para consolidar o seu projeto e implementar o seu negócio.

Noticia enviada por RURIS Desenvolvimento

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

Alimente quem o alimenta

 

Website 

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
8
9
13
14
15
16
17
20
23
24
30
31

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
Presidencia UE PT21
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP