facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Votações abertas para o favorito do público dos Prémios de Inovação PEI-AGRI

15-04-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

A Água é o tema da Feira Nacional de Agricultura 2021, em Santarém

FNA 21A Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo está de volta ao CNEMA, Santarém. O alívio das medidas restritivas associadas à Covid19, aliado ao empenho de todos os envolvidos neste grande evento de dimensão nacional, tornou possível a sua concretização este ano, entre os próximos dias 9 e 13 de junho, sob o tema “A Água na Agricultura”.

O desafio da Água é fulcral para a agricultura e é um tema que preocupa todos os cidadãos. No momento em que se discutem tanto as alterações climáticas, em que precisamos de gerir cada vez melhor este recurso escasso e precioso que é a água, a organização entendeu colocar a água na discussão central da FNA.

A utilização da água é um fator determinante na capacidade produtiva de toda a agricultura. Foram criados muitos mitos em torno do consumo deste recurso e que este setor gastaria muita água, mas a agricultura moderna tem uma utilização mais eficiente da água do que qualquer outro setor.

→ Programa ←

→ Bilheteira ←

FNA 21 em segurança

A FNA 21 será a primeira grande feira agrícola a decorrer fisicamente na nova fase de desconfinamento, que permite a realização de grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação.

Neste âmbito, o CNEMA, cumprindo as exigências da Direção-Geral da Saúde, implementará todas as regras para que os envolvidos na realização do evento se sintam seguros. Todos os expositores, fornecedores e colaboradores da FNA 21 serão testados, de forma a reforçar a confiança e tranquilidade dos que aqui trabalham e expõem, bem como de quem visita o certame.

Este ano o ingresso na feira será feito unicamente pela entrada principal do CNEMA, onde existirão duas bilheteiras. A organização irá contabilizar o número de pessoas que entram no recinto. A saída também será só uma.

A medição de temperatura, o uso de máscara, a desinfeção das mãos e o distanciamento social são obrigatórios. De modo a cumprir o distanciamento social a circulação estará devidamente assinalada com os respetivos sentidos.

Nas Naves A e B, será implementado um sistema de contagem de pessoas para obedecer às regras da DGS. Os corredores centrais têm sentido único e o corredor exterior tem 6 metros de largura com dois sentidos.

Na Nave A, só é possível a prova de produtos em frente ao stand e em lugares sentados (2 pessoas no máximo). Junto às Naves A, B e C, existirão esplanadas para que os visitantes possam degustar os produtos em segurança.

Nas tasquinhas, todo os consumos terão de ser feitos à mesa com o devido distanciamento social e nos restaurantes aplicam-se as regras que estiverem em vigor à data.

Os visitantes poderão assistir às largadas de touros na bancada, em lugares devidamente marcados. A lotação será de 1/3. O acesso às varolas está condicionado de modo a controlar o número de pessoas que queiram entrar na manga. No Redondel aplicam-se as mesmas regras semelhantes: lugares marcados e controlo no número de entradas.

A FNA tem várias equipas preparadas para o cumprimento das regras com a colaboração ativa da PSP.

Visitas Oficiais dos principais responsáveis políticos

O Primeiro – Ministro, António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vão estar presentes fisicamente na Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo. O líder do governo inaugura o evento, enquanto o Chefe de Estado visita o certame no último dia. A feira também contará também com a presença de ministros e secretários de estado do executivo.

Esta presença é uma forma de reconhecer a importância do certame e a sua contribuição para a imagem da agricultura portuguesa.

Conversas de Agricultura

Os seminários e os debates mais técnicos serão um polo de atração para os profissionais da área e vão decorrer em modo “webinar” (7 e 8 junho) e em modo misto (presencial e webinar) a partir de 9 de junho, data de inauguração do certame.

7 de junho

  • Debates em biotecnologia: da Agricultura à Bioeconomia – Org. CAP/P-Bio (Webinar)
  • ( R ) ecriar a sociedade – Agricultura Não Para – Programa de Apoio à Agricultura – Org. CAP/OCC (Webinar)

8 Junho

  • Rotulagem Nutricional – Org. CAP (Webinar)
  • Alterações climáticas e novos problemas fitossanitários – Org. CAP/ANIPLA (Webinar)

9 Junho

  • Inovação – Que desafios para o sector agroflorestal nacional –
    • Org. Centros de Competência
    • Conferência Jovens Agricultores – A agricultura como sector de futuro – Org. CAP (Modelo Híbrido)
    • Quadro Comunitário de Apoio – Recursos Genéticos Animais – Org. SPREGA
    • Imunocastração em suínos, experiência e futuro – Org. Empreende Vinhais (Webinar)
    • Alqueva e agroindústria, uma nova terra de oportunidades – Org. EDIA
    • A importância da Água na Agricultura – Org. CAP (Modelo Híbrido)
      Lançamento Projeto NETA – Org. Entogreen
    • Sessão de esclarecimento com a Autoridade para as Condições de Trabalho -Org. CAP / ACT e Proteção Civil de Santarém

    Simulacro de acidente com trator – Org. CAP / ACT e Proteção Civil Santarém

    11 Junho

    • PAC: Conferência Ibérica – Agro Cumbre Iberica – Org. CAP/ASAJA (Modelo Híbrido)
    • Estimação expedita de matéria orgânica em solos de pastagens – Org. CAP / Terraprima (Modelo Híbrido)
    • Simpósio – Org. APEV

    Maquinaria Agrícola, Exposição Institucional e Equipamentos

    A exposição de Maquinaria na Feira Nacional de Agricultura é um dos principais sectores do evento, com equipamentos modernos e que têm como imagem de marca a inovação tecnológica. A FNA A Feira Nacional de Agricultura também é um espaço reservado a várias organizações do sector como associações, cooperativas agrícolas, instituições e equipamentos, como é o caso da nave B. Neste espaço os visitantes podem conhecer organizações do sector e empresas de referência neste mercado.

    Prazer de Provar

    No Salão Prazer de Provar, a FNA proporciona ao consumidor o acesso a alguns dos melhores produtos nacionais, nomeadamente os “Melhores dos Melhores” dos Concursos Nacionais com Azeites, Queijos, Enchidos, Doces, Méis, entre outros. O espaço dedicado ao Programa Portugal Sou Eu, iniciativa que visa a dinamização da produção nacional, contará com vários representantes que estão no mercado.

    Nesta área, realce para a iniciativa “Sentidos em Prova” com Provas de Azeite, Vinho, Água, Mel, Gin e Vegetais.

    Mostra Agro – Pecuária

    A Pecuária contará com uma representação mais reduzida de raças autóctones nacionais, equinos, caprinos e ovinos. Na edição deste ano, vai estar concentrada num só local, com circuitos próprios para maior segurança na visita do público.

    Gastronomia

    Os visitantes da Feira Nacional de Agricultura poderão saborear os melhores produtos portugueses ao longo de nove dias. No Salão Prazer de Provar, os produtos vencedores dos Concursos Nacionais permitirão ao público escolher e apreciar algumas iguarias que não se encontram tão facilmente no mercado.

    Diversos restaurantes de carnes de raças autóctones e tasquinhas regionais promovidas por associações e coletividades do concelho de Santarém também participam na feira e o evento conta ainda com a participação de expositores que irão colocar à disposição do público queijos, enchidos, doces tradicionais, entre outros.

    Tradição ribatejana

    Como é hábito, as tradições ribatejanas não são esquecidas com provas equestres como:

    10º Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana,27º Concurso Nacional Oficial de Coudelarias Portuguesas, o Open Santarém Horse Ball, o Concurso de Traje à Portuguesa, Apresentação do Cavalo de Sela, a Prova Morfo-Funcional de Aptidão Toureio ou o Concurso de Saltos Nacional Especial, prometem atrair o público.

    Paralelamente, destaque para as Largadas de Toiros, Mesa da Tortura, Apartação e Condução do Cabresto, Condução de Cabrestos ou Perícia de Campinos.

    A FNA cada vez mais amiga do ambiente

    A preocupação com a sustentabilidade e com o ambiente é já uma imagem de marca da FNA. A utilização de painéis solares, a reciclagem de papel e plástico, o fim dos copos descartáveis e evitar, na medida do possível, o uso do papel permitem que a pegada ecológica da FNA seja cada vez menor.

    Transportes

    Os visitantes da FNA 21 podem contar com viagens mais acessíveis na CP. O público que se desloque de qualquer ponto do país com destino a Santarém, entre os dias 08 e 14 de junho, em comboios Intercidades, Regionais e Interregionais, tem um desconto de 30% na compra de viagens de ida e volta, em qualquer classe, não sendo cumulativo com outros descontos ou promoções em vigor. A prova de direito ao desconto será feita no ato da compra e em trânsito, mediante apresentação do comprovativo de participação no evento.

    O percurso entre a estação de Santarém e o recinto da feira é assegurado em transfer rodoviário, numa parceria entre a Rodoviária do Tejo e a Feira Nacional de Agricultura. Durante os cinco dias da FNA, a Rodoviária do Tejo, irá colocar ao serviço dos visitantes do evento um serviço de autocarro gratuito para que os visitantes possam deslocar-se com mais facilidade.

    Apoios FNA 21

    A realização da FNA 21 é possível devido ao apoio de patrocinadores, expositores e visitantes, que sempre demonstraram confiança nesta grande feira agrícola e no sector agrícola. A FNA é uma forma de reforçar a imagem e de realizar negócios para todos as empresas que aqui estão presentes. 

    E-FNA

    Após uma espera, o evento regressa renovado e mais abrangente com o novo formato digital – a eFNA, desenhado para modernizar e expandir toda a dinâmica comercial e cultural do setor.

    Acreditamos que a eFNA representa uma evolução no nosso percurso na medida em que acompanha a tendência natural de todo o mercado, indo ao encontro dos benefícios das novas tecnologias.

    eFNA é um modelo de feira digital, extensão e complemento natural da feira física. Neste modelo, a FNA poderá passar a proporcionar aos visitantes e expositores uma interação transversal a todo o ano, 24h sobre 24h.

    Milhares de horas de vídeo, apresentações, novidades, negociações, sons e sorrisos, online a todo o momento. O alcance em público será igualmente mais extenso, passando a poder ultrapassar fronteiras com uma facilidade e velocidade incomparáveis ao passado.

    Nesta nova dimensão, a FNA poderá também reafirmar as suas boas práticas ambientais, preocupação já presente no evento físico, mas que, aqui, representará uma gestão importante no equilíbrio entre o crescimento do evento (e consequentemente do setor envolvido), e o consumo de recursos.

    eFNA é a grande novidade da FNA21 – uma ponte para o futuro.

    Horários

    9 a 12 junho
    Nave A “Prazer de Provar”: 10h00 – 22h30
    Nave B: 10h00 – 22h30
    Nave C: 10h00 – 22h30
    Zona Exterior / Maquinaria Agrícola: 10h00 – 21h00
    Encerramento Feira: 10h00 – 24h00
    A entrada no recinto é efetuada até às 21h30
    13 junho
    Todo o recinto:
     10h00 – 20h00
    A entrada no recinto é efetuada até às 19h00
    Os horários podem ser alterados por motivos imprevistos

    Entradas

    Bilhete Simples:
     7,50 € (Permite um a única entrada)
    Caderneta de 10 Bilhetes: 50,00 € (Cada bilhete permite uma única entrada. À venda até 8 junho)
    Livre – Trânsito: 12,00 € (O Livre – Trânsito permite visitar a feira a qualquer horas e várias vezes por dia)
    Todos os Dias: Entrada gratuita para crianças até aos 11 anos (inclusive)
    Parque de Estacionamento Ar Livre: Gratuito
    Parque de Estacionamento Coberto: 5,00 € dia
    Bilhetes à venda em https://www.ticket.cnema.pt e no local
    Lotação limitada de acordo com as regras sanitárias em vigor. A realização do evento presencial decorre de acordo com as indicações da DGS

Fonte: Agroportal

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
3
4
6
8
12
13
14
15
16
21
22
24
25
26
27
28
29

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP