pten
  • 6
  • 11
  • 5
  • 14
  • 4
  • 10
  • 2
  • 13
  • 1
  • 13
  • 14
  • 7
  • 12
  • 3
  • 9
  • 11
  • 8
  • 12
  • 15

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Governo lança Plano Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável

24-11-2021

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira, no Algarve, o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES).

Ler mais

PEPAC: 2ª consulta pública alargada

19-11-2021

O Ministério da Agricultura anunciou que, a partir de hoje e até ao dia 6 de dezembro, está aberta a 2.ª Consulta Pública alargada no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR regista inscrição de 51 iniciativas

12-11-2021

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, registou a receção de um total de 51 iniciativas para os Avisos N.º 02 - “Adaptação às Alterações e Climáticas” e N.º 03 - “Mitigação das Alterações Climáticas”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR: 10 de novembro é a data limite para inscrição de Iniciativas - Avisos Nº 02 e Nº 03/ C05-i03/2021

03-11-2021

De acordo com o ponto 2.2 “Condições de Acesso e elegibilidade dos projetos” dos Avisos N.º 02/ C05-i03/2021 – “Adaptação às Alterações e Climáticas” e N.º 03/ C05-i03/2021 – “Mitigação das Alterações Climáticas”, podem beneficiar dos apoios previstos os projetos que resultem de uma iniciativa registada da Bolsa de Iniciativas até 10 dias úteis antes do termo do período de apresentação de candidaturas, ou seja, 16 de novembro de 2021. 

Ler mais

PLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA - PROCESSO DE CANDIDATURAS

20-10-2021

Nos termos do regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, de Portugal, regulado pelo Regulamento (UE) 2021/241 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro, foi oficializada a abertura de período para candidaturas abrangidas pela Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, visando promover a execução de planos de ação em matéria de investigação e inovação, enquadrados em iniciativas no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30.

Ler mais

Plano de Recuperação e Resiliência - Republicação dos Avisos de Abertura

18-10-2021

Com o objectivo de clarificar a informação constante nos avisos de abertura, relativamente ao regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, procedeu-se à seguinte atualização:

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR já está disponível no site RRN

09-09-2021

O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) define um conjunto de investimentos e reformas que devem contribuir para as seguintes dimensões: resiliência, transição climática e transição digital. Neste contexto, a Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada na Dimensão Resiliência, visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva.

Ler mais

FENAREG reúne com novo Diretor Geral da DGADR sobre os assuntos prioritários do regadio

25-08-2021

A FENAREG reuniu, a 20 de agosto, com o novo Diretor Geral da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Dr. Rogério Ferreira, sobre assuntos prioritários do regadio, entre os quais, o Programa Nacional de Regadios, a revisão dos limites das áreas dos aproveitamentos hidroagrícolas, a atualização da legislação hidroagrícola e os apoios à instalação de energias renováveis no regadio coletivo.

Ler mais

Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº52 Agosto 2021

23-08-2021

A Rede Rural Nacional publicou a mais recente Folha Informativa "PEI-AGRI" com o nº 52, do mês de agosto, com divulgação de notícias, iniciativas e projetos relevantes no âmbito do tema da "Inovação".

Ler mais

Portugal Chama por Si. Por Todos. | Risco Máximo. Cuidado Máximo

13-08-2021

Atendendo às causas típicas de incêndios nos territórios interiores e sul e dados os dias de intenso calor no território nacional, em particular de 12 a 16 de agosto, o Ministério da Agricultura alerta para a proibição, em todo o espaço rural, do uso de máquinas e equipamentos agrícolas ou florestais, como sejam máquinas de corte, motosserras, moto roçadouras ou outras fontes de calor, em especial entre as 7h00 e as 22h00, períodos de maior perigo e em que a probabilidade de provocar incêndio é muito elevada.

Ler mais

MED e EURAGRI promovem webinar ”Laboratórios vivos, co-inovação e cocriação como blocos de construção para a saúde do solo e alimentos”

webinar livinglabsO MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, em conjunto com a EURAGRI, organiza um webinar sobre Living Labs , a decorrer entre as 14h00 e as 15h30 (CET) de 9 de junho de 2021.

Um laboratório vivo no setor agroalimentar é definido como um ecossistema de inovação aberta, centrado no usuário, envolvendo os agricultores e outras partes interessadas no desenvolvimento conjunto de soluções para sistemas agrícolas mais resilientes e mais intimamente ligados à sociedade, e que proporcionariam o suficiente , alimentos seguros, nutritivos e acessíveis, respeitando as fronteiras planetárias e recompensando melhor as fazendas. A experimentação em laboratórios vivos (LL) é conduzida em fazendas reais, em contextos territoriais e comunitários específicos, com os agricultores e outros atores envolvidos desde o início como parceiros iguais para propor ideias, testá-las, melhorá-las e promovê-las ainda mais.

Os laboratórios vivos têm um papel fundamental no recém-iniciado quadro europeu de pesquisa e inovação, Horizon Europe (2021 - 2027):

  1. A missão “Soil health and food” combina pesquisa e inovação, educação e treinamento, investimentos e a demonstração de boas práticas usando 'Living labs' e 'Lighthouses' para traduzir desafios em problemas concretos e entregar soluções.
  2. A parceria europeia “Acelerar a transição dos sistemas agrícolas: laboratórios agroecológicos vivos e infraestruturas de investigação” é uma ferramenta de implementação. A meta é fornecer práticas prontas para adoção que apoiem os agricultores na compreensão e implementação de práticas agroecológicas na escala necessária para impactos econômicos, ambientais e sociais positivos.

No entanto, estamos lidando com um esquema que, embora não seja novo, não é uma abordagem comumente usada em pesquisa. Nas últimas décadas, o envolvimento das partes interessadas na pesquisa tem sido cada vez mais realizado, mas nem sempre bem-sucedido.

Portanto, EURAGRI gostaria de convidá-lo a participar de uma discussão sobre, entre outras questões:

  • Quais são os desafios para instituições de pesquisa e pesquisadores
  • Estamos prontos, tanto em termos conceituais quanto práticos?
  • Como os laboratórios vivos podem facilitar a compreensão do conhecimento existente?

Programa:

Alexia Rouby (DG-AGRI, Comissão Europeia):
Cenário - O que são LLs e que experiências já existem?

Johan Bouma (NL, coordenador do Living Labs WG no Soil Health and Food Mission Board):
Como vincular o conceito de LLs com a pesquisa?

Alfred Grand (Fazendeiro e proprietário de um Farol / Fazenda Living Lab, Áustria):
Como implementar LLs e como eles fomentam a inovação na comunidade agrícola?

Perguntas e Respostas:
Moderador Gottlieb Basch (MED - Universidade de Évora e EURAGRI)

* os participantes poderão colocar suas dúvidas por meio do painel de perguntas e respostas, que pode ser acessado por meio do respectivo botão.

Inscrições aqui: https://zoom.us/webinar/register/WN_xYyfL5I-Ql-ATFf130LjIQ
O prazo para inscrição é 7 de junho às 19:00 (CET).

Para obter informações sobre os membros da EURAGRI, entre em contato com: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.euragri.org

Fonte: MED - Universidade de Évora

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP