pten
  • 5
  • 12
  • 3
  • 8
  • 1
  • 7
  • 13
  • 9
  • 2
  • 4
  • 10
  • 14
  • 13
  • 11
  • 14
  • 12
  • 15
  • 11
  • 6

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Bolsa de Iniciativas PRR já está disponível no site RRN

09-09-2021

O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) define um conjunto de investimentos e reformas que devem contribuir para as seguintes dimensões: resiliência, transição climática e transição digital. Neste contexto, a Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada na Dimensão Resiliência, visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva.

Ler mais

FENAREG reúne com novo Diretor Geral da DGADR sobre os assuntos prioritários do regadio

25-08-2021

A FENAREG reuniu, a 20 de agosto, com o novo Diretor Geral da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Dr. Rogério Ferreira, sobre assuntos prioritários do regadio, entre os quais, o Programa Nacional de Regadios, a revisão dos limites das áreas dos aproveitamentos hidroagrícolas, a atualização da legislação hidroagrícola e os apoios à instalação de energias renováveis no regadio coletivo.

Ler mais

Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº52 Agosto 2021

23-08-2021

A Rede Rural Nacional publicou a mais recente Folha Informativa "PEI-AGRI" com o nº 52, do mês de agosto, com divulgação de notícias, iniciativas e projetos relevantes no âmbito do tema da "Inovação".

Ler mais

Portugal Chama por Si. Por Todos. | Risco Máximo. Cuidado Máximo

13-08-2021

Atendendo às causas típicas de incêndios nos territórios interiores e sul e dados os dias de intenso calor no território nacional, em particular de 12 a 16 de agosto, o Ministério da Agricultura alerta para a proibição, em todo o espaço rural, do uso de máquinas e equipamentos agrícolas ou florestais, como sejam máquinas de corte, motosserras, moto roçadouras ou outras fontes de calor, em especial entre as 7h00 e as 22h00, períodos de maior perigo e em que a probabilidade de provocar incêndio é muito elevada.

Ler mais

Reforma da PAC: Principais pontos do acordo político

01-07-2021

A presidência portuguesa da União Europeia alcançou um acordo político entre o Conselho e o Parlamento Europeu sobre a reforma da Política Agrícola Comum para o período 2023-2027, na sequência dos trílogos de 24 e 25 de junho, confirmado pelos ministros da Agricultura da União Europeia no Conselho de dia 28 de junho, no Luxemburgo.

Ler mais

Conferência sobre o Futuro da Europa para dar voz aos cidadãos

22-06-2021

A União Europeia acabou de lançar um grande processo de participação cívica: a Conferência sobre o Futuro da Europa. Com esta iniciativa pretende-se dar, durante os próximos meses, a oportunidade aos cidadãos, com especial destaque aos jovens, de refletir sobre o futuro da Europa.

Ler mais

Eco-regimes | Agricultura de conservação em Itália, estudo de caso - região da Apúlia

20-04-2021

A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural divulga diversos eco-regimes que têm sido testados nos diversos Estados-membros da União Europeia. Um dos exemplos divulgados "Agricultura de Conservação" foi desenvolvido na região da Apúlia em Itália, com o objetivo de melhorar a gestão do solo.

Ler mais

Consulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE

08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.

Ler mais

Obrigado e Boas Entradas em 2021

31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!

Ler mais

Plano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021

18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.

Ler mais

Centro PINUS disponibiliza informação do Webinar “O pinhal e a neutralidade carbónica”

neutralidade carbonica oradoresOs compromissos políticos de neutralidade carbónica globais, europeus e nacionais conferem à floresta um papel central e incontornável. Depois do Webinar promovido pelo Centro PINUS no passado dia 29 de junho ficou mais evidente a grande oportunidade que se apresenta para o setor florestal e a fileira do pinho.

O Webinar contou com mais de 100 participantes, reunindo todas as partes interessadas e competências a convocar para o desafio: grandes grupos empresariais com compromissos de neutralidade carbónica; organizações públicas e privadas de gestão florestal; organismos da administração pública; Instituições de Ensino Superior, Entidades de I&D e empresas de consultoria.

Se não pôde participar o Centro PINUS disponibiliza a gravação no seu canal de Youtube e em www.centropinus.org encontra as apresentações disponibilizadas e as principais conclusões.

João Paulo Catarino, Secretário de Estado que tutela a floresta, referiu na sua intervenção as evidências da aposta do Governo, visível em instrumentos como o PRR, que irá alocar investimentos assinaláveis nos territórios mais vulneráveis, onde se localizam as principais manchas de pinheiro-bravo e na valorização da resina natural.

Paralelamente ao investimento público, verifica-se uma grande dinâmica no mercado voluntário de carbono tendo sido citados dados como o facto de o volume de transações de créditos de carbono com origem no setor de florestas e uso do solo ter crescido 264% em 2017/2018 ou de cerca de 1/5 das maiores empresas mundiais terem assumido já compromissos de neutralidade carbónica. Existe assim atualmente uma grande disponibilidade de capital privado para investir na valorização de áreas florestais através de ações de arborização, rearborização, condução de regeneração natural e outras.

O pinheiro-bravo diferencia-se pela positiva através da sua cadeia de valor, pela versatilidade de produtos passíveis de valorização através de conceitos como a bioeconomia e economia circular e pela duração do período de sequestro quer nos espaços florestais quer nos produtos.

Existe uma grande diversidade de iniciativas de acreditação, de níveis de exigência e mesmo de modelos de negócio no mercado voluntário de carbono. Para países como Portugal o caminho para esta oportunidade poderá passar por iniciativas como as promovidas pelo grupo espanhol Sylvestris, empresa que tem realizado investimentos em áreas florestais ao abrigo de uma iniciativa e ferramenta dinamizadas pelo Governo espanhol.

O Centro PINUS alertou para a importância de o país manter capital natural de sequestro de carbono denunciando a incoerência de destruir floresta para instalar parques fotovoltaicos .

Link de acesso ao livestreaming https://youtu.be/ittd2Vf6Ynw

Link de acesso às apresentações e conclusões: https://www.centropinus.org/news/informacao-do-webinar-o-pinhal-e-a-neutralidade-carbonica-disponivel

Noticia enviada pelo Centro PINUS, membro da Rede Rural Nacional

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Website 

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
4
5
6
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
23
24
25
26
27
29
30

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP