pten
  • 9
  • 12
  • 14
  • 11
  • 6
  • 5
  • 8
  • 15
  • 2
  • 11
  • 3
  • 10
  • 12
  • 7
  • 14
  • 13
  • 13
  • 4
  • 1

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Bolsa de Iniciativas PRR já está disponível no site RRN

09-09-2021

O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) define um conjunto de investimentos e reformas que devem contribuir para as seguintes dimensões: resiliência, transição climática e transição digital. Neste contexto, a Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada na Dimensão Resiliência, visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva.

Ler mais

FENAREG reúne com novo Diretor Geral da DGADR sobre os assuntos prioritários do regadio

25-08-2021

A FENAREG reuniu, a 20 de agosto, com o novo Diretor Geral da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Dr. Rogério Ferreira, sobre assuntos prioritários do regadio, entre os quais, o Programa Nacional de Regadios, a revisão dos limites das áreas dos aproveitamentos hidroagrícolas, a atualização da legislação hidroagrícola e os apoios à instalação de energias renováveis no regadio coletivo.

Ler mais

Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº52 Agosto 2021

23-08-2021

A Rede Rural Nacional publicou a mais recente Folha Informativa "PEI-AGRI" com o nº 52, do mês de agosto, com divulgação de notícias, iniciativas e projetos relevantes no âmbito do tema da "Inovação".

Ler mais

Portugal Chama por Si. Por Todos. | Risco Máximo. Cuidado Máximo

13-08-2021

Atendendo às causas típicas de incêndios nos territórios interiores e sul e dados os dias de intenso calor no território nacional, em particular de 12 a 16 de agosto, o Ministério da Agricultura alerta para a proibição, em todo o espaço rural, do uso de máquinas e equipamentos agrícolas ou florestais, como sejam máquinas de corte, motosserras, moto roçadouras ou outras fontes de calor, em especial entre as 7h00 e as 22h00, períodos de maior perigo e em que a probabilidade de provocar incêndio é muito elevada.

Ler mais

Reforma da PAC: Principais pontos do acordo político

01-07-2021

A presidência portuguesa da União Europeia alcançou um acordo político entre o Conselho e o Parlamento Europeu sobre a reforma da Política Agrícola Comum para o período 2023-2027, na sequência dos trílogos de 24 e 25 de junho, confirmado pelos ministros da Agricultura da União Europeia no Conselho de dia 28 de junho, no Luxemburgo.

Ler mais

Conferência sobre o Futuro da Europa para dar voz aos cidadãos

22-06-2021

A União Europeia acabou de lançar um grande processo de participação cívica: a Conferência sobre o Futuro da Europa. Com esta iniciativa pretende-se dar, durante os próximos meses, a oportunidade aos cidadãos, com especial destaque aos jovens, de refletir sobre o futuro da Europa.

Ler mais

Eco-regimes | Agricultura de conservação em Itália, estudo de caso - região da Apúlia

20-04-2021

A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural divulga diversos eco-regimes que têm sido testados nos diversos Estados-membros da União Europeia. Um dos exemplos divulgados "Agricultura de Conservação" foi desenvolvido na região da Apúlia em Itália, com o objetivo de melhorar a gestão do solo.

Ler mais

Consulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE

08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.

Ler mais

Obrigado e Boas Entradas em 2021

31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!

Ler mais

Plano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021

18-12-2020

Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.

Ler mais

Conheça os vencedores deste ano dos Prémios Vida Rural!

premios VR 30junOs Prémios Vida Rural 2021 já foram atribuídos. Os vencedores foram revelados durante a 8º edição do AgroIN, evento da revista VIDA RURAL que se realizou no dia 30 de junho, em formato híbrido. Este ano, a grande novidade foi o prémio especial Guardião da Biodiversidade Doméstica, atribuído em parceria com a SPREGA (Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos Animais) em que os leitores da revista puderam votar no seu nomeado favorito.

O vencedor da votação online foi a Quinta do Zorro, uma micro-exploração agropecuária, perto de Coimbra, que se dedica à produção artesanal das quatro raças autóctones de galinhas (com cerca de 100 galinhas reprodutoras em linha pura), 14 caprinos da raça Serpentina, 12 ovinos da raça Churra Galega Bragançana Branca e duas porcas reprodutoras da raça Malhado de Alcobaça.

Nas restantes categorias, o “Agricultor que marca” foi José Maria Falcão, produtor de colheitas como a azeitona e a amêndoa em Monforte, que apostou na agricultura de precisão nas suas colheitas, face à escassez de água na região. É também um dos responsáveis pela APOSOLO, a Associação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo.

Já o “Prémio Empresa Agrícola que marca” deste ano foi entregue à Entogreen, empresa de produção de proteína para alimentação animal proveniente de insetos. Recorde-se que a empresa anunciou recentemente um investimento de mais de 10 milhões de euros numa bioindústria em Santarém.

Falando em investimentos, o InnovPlantProtect é o vencedor do “Prémio Investimento que marca”. O laboratório colaborativo, liderado pela Universidade NOVA de Lisboa e que junta entidades como a Syngenta e a Bayer, tem como missão desenvolver soluções inovadoras para proteger as culturas de pragas e doenças.

O “Prémio Organização de Produtores que marca” deste ano ­foi para a Porbatata. A Associação da Batata de Portugal tem apostado neste último ano numa campanha nacional e internacional de valorização e promoção da batata portuguesa, a Miss Tatatendo até criado um selo para identificação.

Já o “Sustainwine” é “I&D que marca” de 2021. O projeto de comunicação, promovido pela Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), tem como objetivo promover o conhecimento sobre a conservação da natureza e biodiversidade da vinha. No início deste ano, o projeto apostou no lançamento de vídeos didáticos.

Por último, o “Prémio Personalidade Armando Sevinate Pinto” foi atribuído ao Prof. Nuno Magalhães. Durante os seus mais de 30 anos de carreira no setor, desempenhou um importante papel em investigações relacionadas com a seleção genética da videira, tendo o seu trabalho ajudado na promoção da casta Touriga Nacional.  Foi também responsável pelo livro “Tratado de Viticultura: a videira, a vinha e o terroir”, premiado pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

Fonte:  Vida Rural

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Website 

Inovação na Agricultura

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

 

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
4
5
6
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
23
24
25
26
27
29
30

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP