Em destaque
Bolsa de Iniciativas para futuros GO: Perguntas Frequentes
09-06-2025

No âmbito da Bolsa de Iniciativas para a apresentação de propostas com vista à constituição de Grupos Operacionais para a Inovação, foi disponibilizado um conjunto de perguntas frequentes com vista a responder a questões que tem sido colocadas pelos interessados. Já pode aceder à área das PERGUNTAS FREQUENTES com respostas claras e atualizadas, onde poderá ver esclarecidas as suas dúvidas.
Ler maisGoverno nomeia vice-presidentes das CCDR Norte, Centro, LVT e Alentejo
10-01-2025

Na sequência de terem sido atribuídos ao Ministro da Agricultura e Pescas os poderes de superintendência e tutela na área da Agricultura e Pescas de cada Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), I.P., e após parecer prévio positivo da CReSAP, o Conselho de Ministros, reunido no dia 9 de janeiro de 2025, aprovou uma Resolução que designa os novos Vice-presidentes das CCDR Norte, CCDR Centro, CCDR LVT e CCDR Alentejo.
Ler maisPublicadas as portarias para o PU2025 com as alterações decorrentes da terceira reprogramação do PEPAC
03-01-2025

Na sequência da terceira reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), sendo necessário proceder a ajustamentos nas normas e disposições decorrentes da legislação em vigor, foram publicadas a 30 de dezembro de 2024 as seguintes portarias:
Ler maisLançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação
01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
Ler maisRegisto de candidaturas na plataforma e-fundos
21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.
Ler maisRepublicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR
11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.
Ler maisBolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação
03-03-2022

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.
Ler maisPRR - Prorrogação do prazo de submissão de candidaturas
29-11-2021

Informamos que o novo prazo de submissão das candidaturas aos Avisos 02/ C05–i03/2021 e 03/ C05–i03/2021 decorre até às 17h00 do dia 09 de dezembro de 2021. Os Avisos foram republicados e pode aceder AQUI.
Ler maisPLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA - PROCESSO DE CANDIDATURAS
20-10-2021

Nos termos do regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, de Portugal, regulado pelo Regulamento (UE) 2021/241 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro, foi oficializada a abertura de período para candidaturas abrangidas pela Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, visando promover a execução de planos de ação em matéria de investigação e inovação, enquadrados em iniciativas no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30.
Ler maisPlano de Recuperação e Resiliência - Republicação dos Avisos de Abertura
18-10-2021

Com o objectivo de clarificar a informação constante nos avisos de abertura, relativamente ao regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, procedeu-se à seguinte atualização:
Ler maisConvocatória para o «Simpósio Mundial sobre os Solos Afetados pela Salinidade»
O Simpósio Mundial sobre Solos Afetados pela Salinidade (GSAS21), este ano dedicado ao tema “Deter a salinização do solo, aumentar a sua produtividade”, irá decorrer, em formato virtual, entre os dias 20 e 22 de outubro de 2021. Encontra-se aberto o período de submissão de resumos e boas práticas. As inscrições irão estar disponíveis em breve, assim como o site oficial do GSAS21, atualmente em construção.
Esta reunião científico-normativa é organizada pela Aliança Mundial para o Solo (AMS) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Grupo Técnico Intergovernamental sobre Solos (GTIS), o Governo da República do Uzbequistão, a Interface Ciência-Política da Convenção das Nações Unidas para a Luta contra a Desertificação (CNULD), a União Internacional de Ciências do Solo (IUSS), o Centro Internacional de Agricultura Biossalina (ICBA), a Rede Internacional de Solos Afetados pela Salinidade (INSAS) e a Estrutura Global sobre a Escassez de Água na Agricultura (WASAG).
Os principais objetivos deste simpósio são partilhar conhecimentos sobre a prevenção, gestão e adaptação à salinidade, assim como estabelecer ligações entre a ciência, a prática e a política, estimulando e facilitando o debate entre os formuladores políticas, os produtores de alimentos, a comunidade científica e os profissionais sobre a gestão sustentável dos solos afetados pela salinidade.
Convocatória para o envio de Resumos
O Comité Organizador está a aceitar o envio de resumos para as comunicações orais e posters a proferir durante o Simpósio. Os resumos deverão estar escritos em inglês, com um máximo de 3000 caracteres (sem espaços), em formato Word.
Os resumos devem abordar um dos seguintes temas do Simpósio:
- Tema 1: Avaliação, cartografia e monitorização dos solos afetados pela salinidade;
- Tema 2: Soluções integradas solo-água-cultivo na reabilitação e gestão de zonas afetadas pela salinidade;
- Tema 3: Programa de ação para prevenir e reabilitar os solos afetados pela salinidade, proteger os solos naturais salinos e sódicos, e ampliar as práticas de gestão sustentável do solo.
Todos os resumos devem ser submetidos respeitando o modelo facultado pela organização e enviados para o endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., indicando no assunto “Call for abstracts / nome completo / tema escolhido”.
O Comité Científico do GSAS21 procederá, posteriormente, à revisão de todos os resumos e informará os autores selecionados.
Convocatória para o envio de Boas Práticas
O Comité Organizador está também a aceitar o envio de Boas Práticas, a serem apresentadas sob o formato de comunicação ou poster durante a realização do Simpósio. As Boas Práticas devem ilustrar a reabilitação e o uso sustentável dos solos afetados pela salinidade e mostrar o seu impacto positivo, bem como o seu contexto ambiental e socioeconómico. O objetivo desta secção é partilhar as boas práticas com agricultores, gestores de projeto e formuladores de políticas que trabalham com solos afetados pela salinidade.
Tenha em conta que as Boas Práticas não são resumos ou artigos científicos, mas sim uma prática bem descrita, devidamente ilustrada e acompanhada por uma breve descrição em inglês, no máximo de 3000 caracteres (sem espaços), em formato Word.
Todas as Boas Práticas devem ser submetidas respeitando o modelo facultado pela organização e enviadas para o endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., indicando no assunto “Call for good practices / nome completo / tema escolhido”.
O Comité Científico do GSAS21 procederá à análise de todas as submissões e informará os autores selecionados.
Todos os autores selecionados, de Resumos e Boas Práticas, poderão apresentar os resultados dos seus trabalhos através de uma apresentação oral ou poster científico, com suporte de um vídeo explicativo que concorrerá no concurso de posters.
O prazo para a submissão de Resumos e Boas Práticas é 1 de setembro de 2021. Os autores serão notificados da decisão antes de 25 de setembro de 2021, assim como dos detalhes para as respetivas apresentações.
Mais informações encontram-se disponíveis aqui.
Para qualquer questão ou dúvida relacionada com a realização do Simpósio ou a submissão de Resumos e Boas Práticas, por favor contacte a organização através do correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Informação disponibilizada pela FAO