pten
  • 6
  • 12
  • 3
  • 2
  • 14
  • 13
  • 13
  • 1
  • 14
  • 15
  • 4
  • 7
  • 9
  • 8
  • 12
  • 11
  • 11
  • 10
  • 5

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Plano de Recuperação e Resiliência - Republicação dos Avisos de Abertura

18-10-2021

Com o objectivo de clarificar a informação constante nos avisos de abertura, relativamente ao regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, procedeu-se à seguinte atualização:

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR já está disponível no site RRN

09-09-2021

O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) define um conjunto de investimentos e reformas que devem contribuir para as seguintes dimensões: resiliência, transição climática e transição digital. Neste contexto, a Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada na Dimensão Resiliência, visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva.

Ler mais

FENAREG reúne com novo Diretor Geral da DGADR sobre os assuntos prioritários do regadio

25-08-2021

A FENAREG reuniu, a 20 de agosto, com o novo Diretor Geral da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Dr. Rogério Ferreira, sobre assuntos prioritários do regadio, entre os quais, o Programa Nacional de Regadios, a revisão dos limites das áreas dos aproveitamentos hidroagrícolas, a atualização da legislação hidroagrícola e os apoios à instalação de energias renováveis no regadio coletivo.

Ler mais

Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº52 Agosto 2021

23-08-2021

A Rede Rural Nacional publicou a mais recente Folha Informativa "PEI-AGRI" com o nº 52, do mês de agosto, com divulgação de notícias, iniciativas e projetos relevantes no âmbito do tema da "Inovação".

Ler mais

Portugal Chama por Si. Por Todos. | Risco Máximo. Cuidado Máximo

13-08-2021

Atendendo às causas típicas de incêndios nos territórios interiores e sul e dados os dias de intenso calor no território nacional, em particular de 12 a 16 de agosto, o Ministério da Agricultura alerta para a proibição, em todo o espaço rural, do uso de máquinas e equipamentos agrícolas ou florestais, como sejam máquinas de corte, motosserras, moto roçadouras ou outras fontes de calor, em especial entre as 7h00 e as 22h00, períodos de maior perigo e em que a probabilidade de provocar incêndio é muito elevada.

Ler mais

Reforma da PAC: Principais pontos do acordo político

01-07-2021

A presidência portuguesa da União Europeia alcançou um acordo político entre o Conselho e o Parlamento Europeu sobre a reforma da Política Agrícola Comum para o período 2023-2027, na sequência dos trílogos de 24 e 25 de junho, confirmado pelos ministros da Agricultura da União Europeia no Conselho de dia 28 de junho, no Luxemburgo.

Ler mais

Conferência sobre o Futuro da Europa para dar voz aos cidadãos

22-06-2021

A União Europeia acabou de lançar um grande processo de participação cívica: a Conferência sobre o Futuro da Europa. Com esta iniciativa pretende-se dar, durante os próximos meses, a oportunidade aos cidadãos, com especial destaque aos jovens, de refletir sobre o futuro da Europa.

Ler mais

Eco-regimes | Agricultura de conservação em Itália, estudo de caso - região da Apúlia

20-04-2021

A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural divulga diversos eco-regimes que têm sido testados nos diversos Estados-membros da União Europeia. Um dos exemplos divulgados "Agricultura de Conservação" foi desenvolvido na região da Apúlia em Itália, com o objetivo de melhorar a gestão do solo.

Ler mais

Consulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE

08-02-2021

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.

Ler mais

Obrigado e Boas Entradas em 2021

31-12-2020

A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!

Ler mais

Agricultor indiano cria nova variedade de maçã que cresce em climas quentes e secos

apples 1004886 640

Um pequeno agricultor indiano, Hariman Sharma, cultivou, sem saber, uma nova variante de maçã capaz de crescer em climas quentes e secos, avança o portal Modern Farmer.  A descoberta aconteceu em 1998, quando o agricultor foi surpreendido ao encontrar um rebento de macieira a crescer no seu jardim, depois de ter atirado para lá algumas sementes de uma maçã que tinha comido. A maça normalmente não cresce no distrito de Bilaspur, onde Hariman Sharma vive, que fica a 678 metros acima do nível do mar.

Na Índia, a maçã é cultivada apenas nos terrenos superiores dos estados de Caxemira e Himachal Pradesh, a uma altitude de 1.600-2.500 metros acima do nível do mar. Estas são áreas com climas temperados.

Durante três anos, Hariman Sharma cuidou da macieira, até esta dar frutos. A maça era de pequeno calibre, o que levou o agricultor a enxertar a macieira jovem numa ameixeira, tendo o processo sido bem-sucedido e resultado em maças de maior calibre.

Após várias experiências, em 2004 o agricultor indiano acabou por escolher a variedade Golden Delicious para enxerto, desenvolvendo uma macieira auto polinizadora que cresce em baixas altitudes.

“As flores surgem em fevereiro e os frutos estão prontos para a colheita em junho e não precisam de arrefecimento”, diz. Tipicamente, as maçãs da região requerem arrefecimento, e são colhidas no final de agosto.

Hariman Sharma pensou que esta variedade fora de época, poderia ser benéfica para os pequenos agricultores independentes e tentou encorajá-los a comprar rebentos, mas sem sucesso.

Impacto do National Innovation Foundation

Em 2013, a National Innovation Foundation  (NIF) – uma agência governamental que procura fomentar a inovação – ouviu falar da variedade de maçãs de Sharma e realizou ensaios de campo. Os testes revelaram-se bem-sucedidos e a variante foi nomeada de HRMN-99 em homenagem ao seu criador. Tal levou a que a variante se popularizasse, sendo que atualmente são vendidos entre 200,000 e 300,000 rebentos todas as épocas de plantação.

” Hariman Sharma selecionou o melhor porta-enxertos compatível para a sustentabilidade a longo prazo da produção de maçã. O aumento da temperatura média global também pode ter movido as espécies vegetais para se adaptarem a novas áreas com baixas altitudes e climas quentes”, disse o cientista sénior da NIF, Hardev Choudhary, ao Modern Farmer.

Em fevereiro, o governo da Índia deu a Hariman Sharma, agora com 66 anos, os direitos de criação e venda do RHMN 99 com um período inicial de proteção de nove anos.

Autoria: Rafael Correia

Fonte: Vida Rural

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
16
17
18
19
20
21
22
23
24
30
31

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP