pten
  • 12
  • 14
  • 7
  • 11
  • 12
  • 13
  • 6
  • 13
  • 2
  • 10
  • 8
  • 14
  • 4
  • 5
  • 9
  • 1
  • 15
  • 3
  • 11

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

BOLSA DE INICIATIVAS PRR – Novos prazos de candidatura nos Avisos Nº 09/C05-I03/2021 e Nº 10/C05-I03/2021

21-01-2022

Encontram-se republicados os Avisos n.º 09/C05-i03/2021 - Iniciativa Emblemática 8 – Agricultura 4.0, que visa promover um desenvolvimento económico, ambiental e social sustentável, pela democratização da digitalização, e n.º 10/C05-i03/2021 - Iniciativa Emblemática 6 - Territórios sustentáveis, que se destina a estimular o desenvolvimento sustentável, uma gestão eficiente de recursos naturais, como a água, os solos e a biodiversidade, e a valorização dos recursos endógenos dos territórios nacionais.

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR: Abertura de quatro novos Avisos da Componente C05

03-01-2022

Encontram-se abertos a partir de hoje, 3 de janeiro de 2022, quatro novos Avisos abrangidos pela Componente C05 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada no Domínio «Resiliência» do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR.

Ler mais

BOLSA DE INICIATIVAS PRR – Avisos de Abertura Nº 09/C05-I03/2021 e Nº 10/C05-I03/2021

02-12-2021

Estão abertos os Avisos n.º 09/C05-i03/2021 - Iniciativa Emblemática 8 – Agricultura 4.00, que visa promover um desenvolvimento económico, ambiental e social sustentável, pela democratização da digitalização, e n.º 10/C05-i03/2021 - Iniciativa Emblemática 6 - Territórios sustentáveis, que visa promover o desenvolvimento sustentável, uma gestão eficiente de recursos naturais, como a água, os solos e a biodiversidade, e a valorização dos recursos endógenos dos territórios nacionais, procurando ainda consolidar a utilização sustentável dos recursos naturais, nomeadamente do solo, da água e da biodiversidade, numa abordagem integrada do agroecossistema.

Ler mais

PRR - Prorrogação do prazo de submissão de candidaturas

29-11-2021

Informamos que o novo prazo de submissão das candidaturas aos Avisos 02/ C05–i03/2021 e 03/ C05–i03/2021 decorre até às 17h00 do dia 09 de dezembro de 2021. Os Avisos foram republicados e pode aceder AQUI.  

Ler mais

Governo lança Plano Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável

24-11-2021

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira, no Algarve, o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES).

Ler mais

PEPAC: 2ª consulta pública alargada

19-11-2021

O Ministério da Agricultura anunciou que, a partir de hoje e até ao dia 6 de dezembro, está aberta a 2.ª Consulta Pública alargada no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR regista inscrição de 51 iniciativas

12-11-2021

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, registou a receção de um total de 51 iniciativas para os Avisos N.º 02 - “Adaptação às Alterações e Climáticas” e N.º 03 - “Mitigação das Alterações Climáticas”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR: 10 de novembro é a data limite para inscrição de Iniciativas - Avisos Nº 02 e Nº 03/ C05-i03/2021

03-11-2021

De acordo com o ponto 2.2 “Condições de Acesso e elegibilidade dos projetos” dos Avisos N.º 02/ C05-i03/2021 – “Adaptação às Alterações e Climáticas” e N.º 03/ C05-i03/2021 – “Mitigação das Alterações Climáticas”, podem beneficiar dos apoios previstos os projetos que resultem de uma iniciativa registada da Bolsa de Iniciativas até 10 dias úteis antes do termo do período de apresentação de candidaturas, ou seja, 16 de novembro de 2021. 

Ler mais

PLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA - PROCESSO DE CANDIDATURAS

20-10-2021

Nos termos do regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, de Portugal, regulado pelo Regulamento (UE) 2021/241 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro, foi oficializada a abertura de período para candidaturas abrangidas pela Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, visando promover a execução de planos de ação em matéria de investigação e inovação, enquadrados em iniciativas no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30.

Ler mais

Plano de Recuperação e Resiliência - Republicação dos Avisos de Abertura

18-10-2021

Com o objectivo de clarificar a informação constante nos avisos de abertura, relativamente ao regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, procedeu-se à seguinte atualização:

Ler mais

Conferências Vida Rural estão de volta com o tema "Verdes" Anos

conf VR verdes anosA sustentabilidade está na ordem do dia e o setor vitivinícola tem assumido um pioneirismo notável na implementação de práticas mais ecológicas na sua atividade. Nos últimos anos multiplicam-se os bons exemplos, de norte a sul do país, de vinhas e adegas que transformaram os seus modos de produção e apostaram numa vitivinicultura mais ‘verde’.

Vamos saber o que está a ser feito e o que se prevê fazer a curto prazo para melhorar a eficiência e a rentabilidade, com a sustentabilidade na mira, sem comprometer a produção e qualidade. Mas também como comunicar tudo isto ao mercado nestes novos ‘verdes anos’.

Temas em destaque:

  • GESTÃO DA BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO DO SOLO
  • ÁGUA: GERIR A ESCASSEZ E O EXCESSO
  • VITICULTURA TECNOLÓGICA
  • MAKERS: DA TEORIA À PRÁTICA
  • PEGADAS HÁ MUITAS…
  • EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ADEGA
  • À PROCURA DA EMBALAGEM PERFEITA
  • OS DESAFIOS DA ENOLOGIA

Programa

15 de dezembro - Palacete Silva Monteiro, no Porto

09h30  Acreditação

09h50 Boas-vindas

10h00 Intervenção
G
ESTÃO DA BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO DO SOLO
Adaptar práticas reconhecidas de sustentabilidade a uma vinha concreta exige conhecimento e, já se sabe, não há fórmulas iguais para todos os produtores. Adaptar medidas de conservação de solo e promoção da biodiversidade a uma parcela é um exercício de gestão que coloca muitas questões, e opções, na hora de colocar na balança as vantagens e desvantagens.
. Quais as práticas já testadas com sucesso?
. Enrelvamento natural, semeado ou culturas de cobertura?
. Como adaptar ‘a fórmula’ às diferentes castas e tipos de vinha?
. A importância do conhecimento do solo e práticas de mobilização
. Como atrair auxiliares e polinizadores?
. Custos versus benefícios
 Paulo Pereira, consultor em agroecologia, NBI

10h30 Intervenção
ÁGUA: GERIR A ESCASSEZ E O EXCESSO
A gestão de recursos hídricos é um tema fulcral que não passa apenas pela questão do uso mais racional da água e de tecnologias de regadio mais eficientes, mas também na preparação do solo e de sistemas de drenagem em solos mais densos nas regiões com maior pluviosidade.
. Como estimular práticas de eficiência em regiões sem escassez de água?
. Investir em armazenamento de águas pluviais
. Práticas de eficiência na vinha e na adega
. Qual o rácio ideal litro de água/litro de vinho?
. Reciclagem e reutilização de água: como fazer?

11h00 Intervenção
VITICULTURA TECNOLÓGICA
Como está o state of the art na I&D na área vitícola? A pergunta serve de base para revelar sobre os principias avanços tecnológicos na vinha e quais os seus impactos na rentabilidade e sustentabilidade do setor.
. Onde é que a tecnologia pode fazer a diferença? Nas plataformas de apoio à decisão? No desenvolvimento de maquinaria mais sofisticada de trabalho de campo?
. Como está a robótica nesta área?
. Como ter mais conhecimento e reduzir custos desnecessários?

11h50 Mesa-Redonda
MAKERS: DA TEORIA À PRÁTICA
Quem já está em fase avançada na implementação de práticas mais sustentáveis e a tirar partido disso num mercado cada vez mais sensível às questões ambientais? 
Juntamos diferentes produtores, de diferentes regiões para partilharem os seus casos.

13h00 Pausa para almoço

14h30 Intervenção
PEGADAS HÁ MUITAS…
Ciclo de vida, pegada carbónica, pegada ecológica. O que são exatamente estes conceitos e qual a importância de os calcular?
. Como posso ser mais eficiente conhecendo melhor o ciclo de vida do produto?
. Quais as fases de produção com maior peso?
. Da vinha até ao contentor de reciclagem, como promover uma vitivinicultura mais ecológica?
. Como estimular a circularidade?
. A certificação pode ter um papel importante?

Ricardo Teixeira, Instituto Superior Técnico

15h00 Intervenção
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ADEGA
Reduzir consumos e otimizar energia é o objetivo de quem gere a adega com o intuito de controlar custos e a pegada carbónica.
. Quais as principais estratégias para reduzir consumos energéticos na adega?
. Por onde começar na análise de operações?
. Qual o peso da cadeia de frio, iluminação e isolamento?
.  A energia pode ser um negócio?

15h30 Intervenção
À PROCURA DA EMBALAGEM PERFEITA
Garrafas mais leves parecem ser uma boa parte da solução para retirar peso na pegada carbónica de uma garrafa de vinho. Mas, se tecnicamente a solução parece fazer sentido, existe ainda um mercado que associa garrafas mais pesadas a vinho de qualidade. Será assim?
. Existe a embalagem perfeita?
. O vidro é a única solução?
. Como evoluir para uma embalagem mais ecológica sem perder mercado?

16h00 Mesa-redonda
OS DESAFIOS DA ENOLOGIA
Depois de algumas décadas a apurar uma enologia muito tecnológica, nos últimos anos os vinhos mais ‘naturais’ começaram a conquistar seguidores e alcançar mercado. Mas será apenas uma moda passageira ou é uma tendência que veio para ficar, aliada à sustentabilidade?
. Qual a relação com a viticultura sustentável? É a viticultura que comanda?
. Estes vinhos tiram mais partido das características das castas e dos terroirs?
. É possível fazer vinhos de grande qualidade com técnicas enológicas minimamente intrusivas?
. Continuamos a precisar de madeira para estágio? Ou a garrafa chega?


INSCRIÇÃO PRESENCIAL

INSCRIÇÃO VIRTUAL

VISITE O SITE E CONHEÇA O PROGRAMA

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
6
7
8
9
15
16
17
18
19
21
22
23
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP